O fenômeno da evasão estudantil no ensino superior

Autores

  • Willame Anderson Simões Rebouças Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Mirthis Yammilit da Conceição Almeida Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Iasmin da Costa Marinho Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Acesso, Permanência e Evasão, Evasão no Ensino Superior, Evasão Estudantil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo debater o fenômeno da evasão estudantil no ensino superior a partir
da literatura nacional. Enquanto procedimentos metodológicos, assumimos a abordagem qualitativa e o
viés bibliográfico. Nosso estudo bibliográfico deu-se a partir das plataformas: Scientific Electronic
Library Online e o Google Scholar, nelas as buscas foram delimitadas pelos temas: evasão estudantil;
ensino superior; acesso e permanência; e educação superior. A pesquisa emerge da reflexão acerca da
ampliação do acesso ao ensino superior, induzido por políticas públicas que modificaram a realidade do
ensino superior com a oportunidade de acesso das camadas populares e minorias sociais a este nível de
ensino, desde sua origem elitizado. No entanto, acesso tem como par indissociável a permanência e seu
contrário, a evasão, foco de nosso texto. Consideramos que o combate à evasão é uma postura política,
cultural e didático-pedagógica que precisa ser construída e orientada por cada realidade institucional.

Biografia do Autor

Willame Anderson Simões Rebouças, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Atualmente está cursando a especialização em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Egresso do Programa de Educação Tutorial (PET). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8133784405120138. E-mail: willameanderson@gmail.com

Mirthis Yammilit da Conceição Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora efetiva da rede municipal de educação de Fortaleza. Supervisora Escolar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora especialista nas áreas de gestão e inclusão. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0519270076896835. E-mail: mirthisyammilit@gmail.com

Iasmin da Costa Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Adjunta da FACEDI/UECE, Campus Itapipoca, do núcleo de Política e Gestão Educacional. Doutora em Educação pela UECE. Mestre em Educação pela USP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9314994660443365. E-mail: iasmin.costa@uece.br 

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

Simões Rebouças, W. A., Almeida, M. Y. da C., & da Costa Marinho, I. (2024). O fenômeno da evasão estudantil no ensino superior. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12030

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior