O fenômeno da evasão estudantil no ensino superior
Palavras-chave:
Acesso, Permanência e Evasão, Evasão no Ensino Superior, Evasão EstudantilResumo
O presente artigo tem por objetivo debater o fenômeno da evasão estudantil no ensino superior a partir
da literatura nacional. Enquanto procedimentos metodológicos, assumimos a abordagem qualitativa e o
viés bibliográfico. Nosso estudo bibliográfico deu-se a partir das plataformas: Scientific Electronic
Library Online e o Google Scholar, nelas as buscas foram delimitadas pelos temas: evasão estudantil;
ensino superior; acesso e permanência; e educação superior. A pesquisa emerge da reflexão acerca da
ampliação do acesso ao ensino superior, induzido por políticas públicas que modificaram a realidade do
ensino superior com a oportunidade de acesso das camadas populares e minorias sociais a este nível de
ensino, desde sua origem elitizado. No entanto, acesso tem como par indissociável a permanência e seu
contrário, a evasão, foco de nosso texto. Consideramos que o combate à evasão é uma postura política,
cultural e didático-pedagógica que precisa ser construída e orientada por cada realidade institucional.
Referências
ABREU, Márcia Kelma de Alencar; XIMENES, Verônica Morais. Pobreza, permanência de universitários e assistência estudantil: uma análise psicossocial. Psicologia USP, v. 32, n. 200067, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/pBtyBfxJqkXbvzwVvcQprzS/?format=pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.
ALVES, Ícaro de Oliveira; CORDAZZO, Karine. AS ENTIDADES ACADÊMICAS COMO FERRAMENTAS PARA A EFETIVAÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO À UNIVERSIDADE. Revista Jurídica Direito, Sociedade e Justiça, v. 6, n. 8, p. 1-4, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/4095/3156. Acesso em: 04 ago. 2023.
AÑAÑA, Edar da Silva et al. O SENTIDO DE PERTENCIMENTO ACADÊMICO ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO, ATRATIVIDADE E INTEGRAÇÃO À SOCIEDADE: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE TURISMO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO SUL DO BRASIL. REUNA, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 18-38, 2020. Disponível em: https://revistas.una.br/reuna/article/view/1148/794. Acesso em: 04 ago. 2023.
BARROS, Yasmin da Silva; NETO, Ruy de Deus e Mello. Pesquisadores na graduação: Iniciação Científica no contexto das políticas de ação afirmativa no Ensino Superior. Rev. Pemo, v. 4, n. 48636, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8636/8238. Acesso em: 01 ago. 2023.
BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia, n. 5, p. 9-16, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/6F8TQQbf5N3ZsDPGzJJXj9p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023.
CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023.
COSTA, Clara Corrêa da; GONÇALVES, Helenice Maia. Formação pedagógica no curso de pedagogia: indefinições e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 2, p. 631-649, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13772/9120. Acesso em: 01 ago. 2023.
CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248p.
GANAM, Eliana Almeida Soares; PINEZI, Ana Keila Mosca. DESAFIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES ATENDIDOS POR PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Educação em Revista, v. 37, n. 228757, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/LXtF95VpbYyzkJTJtkxLrsw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023.
GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva; LARA, Daiany Francisca; ANTUNES, Franciano. Investigação e Análise da Evasão e Seus Fatores Motivacionais no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Avaliação, v. 26, n. 1, p. 112-136, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4653/4272. Acesso em: 14 jul. 2023.
IRINEU, Bruna Andrade. Nas tramas da política pública LGBT: um estudo crítico acerca da experiência brasileira (2003-2015). 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2019. 326p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311p.
MEDEIROS, Maria Eduarda de Oliveira Bezerra. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CONTEXTOS DE POBREZA: OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM. 116f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021.
MEDEIROS, Maria Eduarda de Oliveira Bezerra; MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Gestão escolar democrática e vulnerabilidade social. Rev. Pemo, v. 4, n. 48747, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8747/8264. Acesso em: 02 ago. 2023.
NEGRÃO, Felipe da Costa; SANTOS, Marcio Gonçalves dos. Temas de gênero e sexualidade no ensino superior: a visão de acadêmicas de pedagogia de Manaus. Perspectivas em Diálogo, v. 7, n. 14, p. 176-198, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9241/7260. Acesso em: 01 ago. 2023.
NETO, Arnaldo Lopo Mont’alvão. TENDÊNCIAS DAS DESIGUALDADES DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: 1982-2010. Educ. Soc., v. 35, n. 127, p. 417-441, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Pn4CQVyJ8Y5M3rZ6Tkdngzq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023.
OLIVEIRA, Jonas de Paula. ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PELO ENEM/SiSU: uma análise da implementação nas universidades sul-mato-grossenses. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/669/1/JonasdePaulaOliveira.pdf. Acesso em: 02 ago. 2023.
PAULA, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação, v. 22, n. 2, p. 301-315, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/KYs6H9L5YpppTCZHpHGd8SK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 31 jul. 2023.
REBOUÇAS, Willame Anderson Simões; MARINHO, Iasmin da Costa; SILVA, Yatamuri Rafaelly Cosme da. Comunidade LGBTQIA+ e as condições de acesso e permanência no ensino superior. Revista de Estudos Feministas e de Gênero, v. 1, n. 1, p. 582-602, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/2072/1619. Acesso em: 01 ago. 2023.
SANTOS, Silvano Messias dos; FREIRE, Rebeca Sobral. Acesso e permanência na educação superior como direito: sobre os impactos das políticas de assistência estudantil e ações afirmativas na UFOB. Avaliação, v. 27, n. 2, p. 260-280, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/LFMj3QJpFMfLYtKC436mpsH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023.
SILVA, Amanda Gonçalves da; PESSANHA, Joyce Soares; COSTA, Mariane Brito da. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJ. Movimento-Revista de Educação, v. 5, n. 9, p. 220-244, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32682/18830. Acesso em: 01 ago. 2023.
SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira. Revista Katálysis, v. 13, n. 2, p. 155-163, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/8BFXyRfRdVDYkLvvgKdMwxQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023.
SILVA, Polyana Tenório de Freitas e; SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra. Políticas de permanência estudantil na educação superior: reflexões de uma revisão da literatura para o contexto brasileiro. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, v. 56, n. 5, p. 603-631, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/XcTGnqJTkq9wdJZZ4PpwqFd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jul. 2023.
SOUZA, Sirlei de; LAPA, Fernanda Brandão; MAFRA, Daniela. Os desafios do acesso e da permanência no ensino superior: experiências de uma universidade comunitária. In: X CIDU: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 2018, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre, 2018. p. 1-12. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/17.pdf. Acesso em: 02 ago. 2023.
TAKARA, Samilo. Você já se sentiu odiado hoje? Pedagogias culturais do ódio acerca das desobediências da normalidade. BAGOAS, v. 13, n. 20, p. 225-263, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/19465/12860. Acesso em: 02 ago. 2023.
TONTINI, Gerson; WALTER, Silvana Anita. PODE-SE IDENTIFICAR A PROPENSÃO E REDUZIR A EVASÃO DE ALUNOS? AÇÕES ESTRATÉGICAS E RESULTADOS TÁTICOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Avaliação, v. 19, n. 1, p. 89-110, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/vBfjhGhKRRwTZ3mBjWHKvcv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v11n32/v11n32a03.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Willame Anderson Simões Rebouças, Mirthis Yammilit da Conceição Almeida, Iasmin da Costa Marinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.