AULAS DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA METODOLOGIA NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • JOSE ANDRE ALVES LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Palavras-chave:

AULA DE CAMPO, GEOGRAFIA, ESPAÇO, APRENDIZAGEM

Resumo

A execução das aulas de campo no ensino da Geografia, é de suma importância para a compreensão do espaço geográfico, pois elas possibilitam uma linha de compreensão real dessa ciência instruída em sala de aula através do livro didático. O presente estudo se justifica devido ao seu grande conhecimento na área geográfica, pois acredita-se que a mesmo contribuirá de forma significante para o caráter crítico e descritivo da realidade do sujeito. O presente artigo tem como objetivo geral demostrar a eficiência das aulas de campo no ensino da Geografia como uma metodologia de efetivação da aprendizagem. Para a ocorrência do caminho metodológico foi feito um levantamento bibliográfico, onde foram pesquisados os autores em livros, artigos e em fontes eletrônicas. Conclui-se que a pesquisa é de muta relevância, pois possibilita um maior entendimento crítico e avaliativo sobre os conteúdos abordados em sala de aula.

Referências

BUENO, A. de P. La construcción del conocimiento científico y los contenidos de ciencias. In: ALEIXANDRE, M. P. J. (Coord.) Enseñar ciencias. Barcelona: Editorial GRAÓ, p. 33-54, 2003.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002 (Coleção Inovação Pedagógica).

CORDEIRO, Joel Maciel Pereira; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves. A aula de campo em geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Publicado em 2011. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416. Acessado em 14.Out.2013.

DAVID, C. Trabalho de campo: limites e contribuições para a pesquisa geográfica, GEOUERJ. Revista do Departamento de Geografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: nº 11, p.1924, 2002.

GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 1994.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Artes Médicas. Porto Alegre, 1995.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6ª ed. São Paulo, Ática: 1997.

KLOSOUSKI, S.S.; REALI, K.M. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. In.: Revista Eletrônica Lato Sensu. Guarapuava: UNICENTRO. Ed.5, 2008. Disponível em Acesso em 4 fev.2017.

LOPES, G. C. L. R.; ALLAIN, L. R. Lançando um olhar crítico sobre as saídas de campo em biologia através do relato de uma experiência. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8, 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: FEUSP/USP, 2002. 1 CDROM.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

NEVES, Karina Fernanda Travagim Viturino. Os trabalhos de campo no ensino de geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus: Editus, 2010. 139p.

OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de; ASSIS, Raimundo Jucier Sousa de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educ. Pesqui. [on-line], v.35, nº1, p. 195-209, 2009. ISSN 1517-9702. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a13v35n1>. Acesso em: 30 abr. 2014, 10:43.

OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. 7ª edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes.2007.

PENA, Alves Rodolfo. A importância da Geografia. Sem data de publicação. Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/importanciageografia.htm. Acessado em 14.Out.2013.

SANTOS. A. Planejamento de ensino: suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Papa Pio XII. 43 páginas. Monografia de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013. Disponível em http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4484/1/MD_EDUMTE_2014_2_85.pdf. Acesso em 04 fev. 2017.

SILVA, J. S. R.; SILVA, M. B.; VAREJÃO, J. L.. Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 12, n. 3, p. 187-197, set./dez. 2010.

SILVA, Ana Maria Radaelli da. Trabalho de Campo: prática "andante" de fazer Geografia. Geo UERJ, Revista do Departamento de Geografia, Rio de Janeiro-RJ, n. 11, p. 61-73, jan. 2002.

SORTEGAGNA, A.; NEGRÃO, O. Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terra e didática, v.1, 2005.
Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2015.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. da S. Atividades de campo no ensino das Ciências e na Educação Ambiental: refletindo sobre as potencialidades dessa estratégia na prática escolar. Ciência em tela, São Paulo, v. 2, n. 1, 2009.

Publicado

10-03-2021

Como Citar

LIMA, J. A. A. (2021). AULAS DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA METODOLOGIA NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Conexão ComCiência, 1(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4842