Aplicação de Realidade Aumentada em projetos de Engenharia e Arquitetura
desenvolvendo de aplicações mobile com Unity e Vuforia AR
Mots-clés :
Realidade Aumentada, Aplicativo Mobile, Modelos 3DRésumé
A Realidade Aumentada e Realidade Virtual são instrumentos tecnológicos bastante difundidos na contemporaneidade, constituindo-se como inovações crescentes e com vasta aplicação em diversos setores. No campo da construção civil, essas tecnologias se apresentam como elementos muito significativos, principalmente no processo de criação de projetos e fase de execução, baseando-se na capacidade prognóstica em relação à progressão das construções. O presente trabalho objetiva informar e apresentar conceitos relacionados à Realidade Aumentada (RA) através de revisões bibliográficas, exemplificando o desenvolvimento de aplicações mobile voltadas ao setor da Engenharia e Arquitetura, através de ferramentas acessíveis como Unity, Vuforia AR e Android Studio. A aplicação desenvolvida baseou-se na inserção de modelos 3D em aplicações através de plataformas de criação, definindo etapas necessárias na construção do software e determinação de marcadores. O aplicativo mobile gerado ao final correspondeu aos objetivos propostos de interação e reprodução de Realidade Aumentada, evidenciando a capacidade desse tipo de tecnologia.
Références
AZUMA, R. et al. Recent Advances in Augmented Reality, IEEE Computer Graphics and Applications, v .21, n.6, p. 34-47, 2001.
COBENGE, 2003, Rio de Janeiro. A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA FRENTE ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COMPUTACIONAIS. Rio de Janeiro: Anais, 2003. 10 p.
COMPUTERWORLD. Onde e como a realidade aumentada tem sido utilizada no setor industrial. 2018. Disponível em: https://computerworld.com.br/2018/04/24/onde-e-como-realidade-aumentada-tem-sido-utilizada-no-setor-industrial/. Acesso em: 04 set. 2020.
KENN, Peter G. W. Guia Gerencial para a tecnologia da informação: Conceitos essenciais e terminologia para empresas e gerentes. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
MOREIRA, Lorena & RUSCHEL, Regina. (2015). Realidade Aumentada na Visualização de Soluções do Projeto de Arquitetura. 10.5151/despro-sigradi2015-50384.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; CARRIJO, Gilberto Arantes; CARDOSO, Alexandre; LIMA, Lázaro Vinícius de Oliveira; LOPES, Ederaldo José. ESTRATÉGIA DE ENGENHARIA DE REQUISITOS PARA AMBIENTES DE REALIDADE AUMENTADA. JISTEM: Jornal de Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia [Internet]. 2012; 9 (3): 607-625.
OLIVEIRA, R. R. de; CUPERSCHMID, A. R. M. . BIM associado à Realidade Aumentada no processo de compatibilização de projetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/145. Acesso em: 28 mar. 2021.
PEREIRA, Ivo; NOGUEIRA, Nuno. Realidade Virtual. 2020. Disponível em: http://web.ist.utl.pt/ist170613. Acesso em: 04 set. 2020. (PEREIRA; NOGUEIRA, 2020)
PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO Walter Antonio. Ensino de engenharia: na busca do seu aprimoramento. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997.
PTC. Vuforia Engine. 2020. Disponível em: https://www.ptc.com/pt/products/vuforia/vuforia-engine. Acesso em: 28 abr. 2021.
SOUZA, Wendson de Oliveira; ESPINDOLA, Giovana Mira de; PEREIRA, Alessandro Rhadamek Alves; SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques de. A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS. Boletim de Ciências Geodésicas, [S.L.], v. 22, n. 4, p. 790-806, dez. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000400045.
STEUER, Jonathan. Defining Virtual Reality: dimensions determining telepresence. Journal Of Communication, [S.L.], v. 42, n. 4, p. 73-93, dez. 1992. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1111/j.1460-2466.1992.tb00812.x.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.
UNITY. Unity: the leading platform for creating interactive, real-time content. The leading platform for creating interactive, real-time content. Disponível em: https://unity.com/pt. Acesso em: 28 abr. 2021.
VENDRAMETO, Oduvaldo; FRACCARI, Pedro Luiz; BOTELHO, Wagner Costa. A inovação tecnológica na construção civil e os aspectos humanos. In: XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anderson Alves de Aguiar, Iranildo Camapum 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .