Práticas pedagógicas com a poesia concreta na educação infantil

Autores

  • Rosalina Rocha Araujo Moraes Secretaria Municipal de Educação - Fortaleza -CE
  • Maria Valonia da Silva Xavier Secretaria Municipal de Educação - Fortaleza -CE

Palavras-chave:

Poesia concreta, Literatura infantil, Educação infantil, Docência na educação infantil

Resumo

Este trabalho discute o uso da poesia concreta na educação infantil, promovendo reflexões sobre práticas docentes em duas instituições de educação infantil do município de Fortaleza, Ceará no âmbito de um projeto denominado “intercâmbio docente interinstitucional”. Tem como objetivo evidenciar o potencial da poesia concreta no trabalho pedagógico com crianças pequenas para uma educação estética e sensível. As reflexões apontam a potencialidade do trabalho com a poesia concreta na educação infantil, destacando: o interesse das crianças pelas práticas propostas; as possibilidades de associação dessa linguagem com outras formas de arte; e a riqueza de possibilidades de experiências exploratórias, investigativas, criativas e estéticas. Conclui que a poesia concreta é uma possibilidade viável e adequada de trabalho literário com bebês e crianças pequenas, favorecendo a promoção do interesse pela leitura e pela poesia, além de proporcionar ricas experiências lúdicas, imaginativas e criadoras às crianças.

Biografia do Autor

Rosalina Rocha Araujo Moraes, Secretaria Municipal de Educação - Fortaleza -CE

Doutora em Educação (UFC). Mestra em Educação (UECE). Especialista em Psicomotricidade Relacional (CIAR/FACEL). Pedagoga (UECE). Professora efetiva do município de Fortaleza, atuando na educação infantil. Professora colaboradora do programa PARFOR – UFC. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4617038240407787. E-mail: rosalina28@gmail.com

Maria Valonia da Silva Xavier, Secretaria Municipal de Educação - Fortaleza -CE

Mestra em Educação (UECE). Especialista em Educação Infantil (FAK). Pedagoga (UFC). Professora efetiva do munícipio de Fortaleza atuando na educação infantil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3053579752188944. E-mail: valoniaxavier@gmail.com

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

Rocha Araujo Moraes, R., & da Silva Xavier, M. V. (2024). Práticas pedagógicas com a poesia concreta na educação infantil. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12048

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior