Educação Matemática crítico-reflexiva e a prática da pesquisa: o ciclo investigativo no campo das possibilidades

Autores

  • Maria Keilana Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Jorrana Sthefany Magalhães Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Nilson Rodrigues Borges de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14475

Palavras-chave:

Ciclo investigativo, Ensino Fundamental, Matemática Crítica, Aprendizagem Significativa

Resumo

O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa no ensino aprendizagem da Matemática, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, mediante o ciclo investigativo no processo de construção reflexiva do conhecimento. Traz como problema: quais as contribuições do ciclo da pesquisa ao ensino aprendizagem da Matemática crítico-reflexiva no 9º ano do Ensino Fundamental? Fundamenta-se em Silva (2022), referindo-se ao ciclo investigativo, Skovsmose (2007; 2008; 2014), Matemática Crítica, e Ausubel (2000; 2003) Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura e um Estudo de Caso (Gil, 2009), de abordagem qualitativa, para geração de dados utilizou-se a análise de artigos e o desenvolvimento de uma oficina pedagógica abordando a pesquisa científica. Considera-se incipientes os trabalhos desenvolvidos relacionados a pesquisa no Ensino Fundamental e em aulas de Matemática. Com a oficina observou-se que a pesquisa é significativa na construção de conceitos matemáticos que embora implícitos, são percebidos na realidade.

Biografia do Autor

Maria Keilana Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Piripiri. Foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica(PRP) fomentado pela CAPES.

Jorrana Sthefany Magalhães Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Piripiri. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela CAPES.

Nilson Rodrigues Borges de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí –IFPI – Campus Piripiri. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) fomentado pelo CNPq

Referências

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

Keilana Alves da Silva, M., Sthefany Magalhães Amaral, J., & Rodrigues Borges de Sousa, N. (2025). Educação Matemática crítico-reflexiva e a prática da pesquisa: o ciclo investigativo no campo das possibilidades. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14475

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal