Educação Matemática crítico-reflexiva e a prática da pesquisa: o ciclo investigativo no campo das possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14475Palavras-chave:
Ciclo investigativo, Ensino Fundamental, Matemática Crítica, Aprendizagem SignificativaResumo
O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa no ensino aprendizagem da Matemática, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, mediante o ciclo investigativo no processo de construção reflexiva do conhecimento. Traz como problema: quais as contribuições do ciclo da pesquisa ao ensino aprendizagem da Matemática crítico-reflexiva no 9º ano do Ensino Fundamental? Fundamenta-se em Silva (2022), referindo-se ao ciclo investigativo, Skovsmose (2007; 2008; 2014), Matemática Crítica, e Ausubel (2000; 2003) Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura e um Estudo de Caso (Gil, 2009), de abordagem qualitativa, para geração de dados utilizou-se a análise de artigos e o desenvolvimento de uma oficina pedagógica abordando a pesquisa científica. Considera-se incipientes os trabalhos desenvolvidos relacionados a pesquisa no Ensino Fundamental e em aulas de Matemática. Com a oficina observou-se que a pesquisa é significativa na construção de conceitos matemáticos que embora implícitos, são percebidos na realidade.
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