Diálogos entre Brasil e Argentina relato de experiência no Move La América

Conteúdo do artigo principal

Ornella Pollini
Aline Maria Batista Machado

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência de intercâmbio realizada no Programa "Move La América", desde a Argentina para o Brasil, na condição de bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A experiência foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, no Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Brasil, no período de junho a setembro de 2025. Para isso se relatam as experiências de participação em diversas atividades organizadas dentro e fora da UFPB, que foram trocas de saberes e práticas interculturais. O objetivo deste texto é reconhecer a importância do intercâmbio, como processo de ensino-aprendizagem, e de evidenciar semelhanças e diferenças entre nossos países irmãos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pollini , O., & Machado, A. M. B. (2025). Diálogos entre Brasil e Argentina: relato de experiência no Move La América. Conexão ComCiência, 6(1). https://doi.org/10.52521/revccc.v6i1.16732
Seção
Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior (2026)
Biografia do Autor

Ornella Pollini , Universidad Nacional de Mar del Plata

Graduada em Serviço Social (UNMdP) desde 2020. Bolsista de doutorado do CONICET desde abril de 2025. Professora “Chefa de Trabalho Prático” da disciplina de “Oficina de Tese” da Gradação em Serviço Social da FCSyTS-UNMdP. Membro do GIPSc.

Aline Maria Batista Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – Gepedupss/PPGE, PPGSS, UFPB.

Referências

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Programa Move La América. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-move-la-america Acesso em 15 de setembro de 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. Montevideo: Tierra Nueva, 1973.

MACHADO, Aline Maria Batista. Serviço Social e educação popular: diálogos possíveis a partir de uma perspectiva crítica. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 109, p. 151-178, jan./mar. 2012.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60–77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/9010. Acesso em: 27 out. 2025.

POLLINI, Ornella. Notas preliminares sobre lo imaginario racial y otras marcas de la colonialidad en Trabajo Social: el caso de la Universidad Nacional de Mar del Plata en el período 2021-2022. Fuegia. Revista de Estudios Sociales y del Territorio, Ushuaia, v. 6, n. 1, p. 86-93, 2023.

SOUZA, Jamerson Murillo Anunciação de. Tendências ideológicas do conservadorismo. 2016. 304 f. Tese de Doutorado. PPGSS/Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

VIVEROS VIGOYA, Mara. La interseccionalidad: una aproximación situada a la dominación. Debate Feminista, Ciudad de México, n. 52, 2016.