Ensino de Cronobiologia para educadores: relato de uma experiência em formato virtual

Autores

  • Rubia Pereira de Carvalho-Mendes
  • Andrea Ferrari USP
  • Bruna Rodrigues Saijo USP
  • Luiz Menna-Barreto

Palavras-chave:

extensão, , cronobiologia, educação

Resumo

Resumo

Neste artigo tivemos o objetivo de divulgar as experiências com o oferecimento de quatro edições do curso de extensão em Cronobiologia, área do conhecimento que estuda os ritmos biológicos como, por exemplo, o ciclo vigília/sono, ritmo muito discutido durante o curso por ser comumente estudado em humanos. O curso foi avaliado por uma análise qualitativa de relato de opinião dos participantes e palestrantes, registrada em formulário online. Contamos com a contribuição de 178 participantes (138 mulheres; 40 homens; 35,97 ±10,49 anos) e 10 palestrantes, membros do grupo GMDRB e convidados externos. A partir dos relatos coletados tivemos evidências de que os conceitos em Cronobiologia foram relevantes para a vida profissional e pessoal dos participantes e palestrantes, tendo como foco a aplicação dos conceitos e troca de saberes. Acreditamos que as experiências alcançadas com o oferecimento dos cursos foram positivas por contribuir com a divulgação do ensino de Cronobiologia no país.

Palavra-chave:extensão, cronobiologia, educação.

 

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Publicado

01-09-2023

Como Citar

Pereira de Carvalho-Mendes, R., Ferrari, A., Rodrigues Saijo, B., & Menna-Barreto, L. (2023). Ensino de Cronobiologia para educadores: relato de uma experiência em formato virtual. Conexão ComCiência, 3(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8148

Edição

Seção

Relato de experiência