História de vida e formação: narrativa autobiográfica e reflexões sobre a reinvenção de si

Autores

  • Andressa Karoline de Castro Gomes FACUMINAS

Palavras-chave:

Narrativa autobiográfica, Reflexão de memórias, Formação, Docência

Resumo

Este relato de experiência é uma reflexão sobre a história de vida da autora, explorando a subjetividade, as memórias e as vivências, no seu processo formativo. Ao adotar uma abordagem subjetiva, foi possível reconstruir uma imagem clara e inspirada de si mesma, revelando dificuldades e superações. A subjetividade desempenha um papel fundamental neste relato, pois expressa a interpretação única de eventos e situações que permeiam sua história de vida. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é permitir o entendimento de que ao revisitar o passado e olhar para trás estabeleço fortes conexões com o passado recente, como um meio de resistência, empoderamento e a certeza daquilo que quero ser hoje: docente. Essa jornada de autoconhecimento mostrou a importância de abraçar a própria história, com todas as suas particularidades. Ao trazer à tona emoções, pensamentos e sentimentos, convida-se aos\às leitores\as a se conectarem com essa história na expectativa de inspirar outros/as a explorar suas próprias histórias, abraçar sua subjetividade e encontrar significado em suas experiências pessoais.

Biografia do Autor

Andressa Karoline de Castro Gomes, FACUMINAS

Licenciada em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva (FACUMINAS). Cuidadora da Educação Inclusiva e Professora. Lattes: https://lattes.cnpq.br/6281542758482929 . E-mail: prof3andressa@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Gildênia Moura de Araújo. Capitão Duarte: caminhos em terras cearenses com educação, imprensa e amor proibido. In: MACHADO, Charliton José dos Santos (Org.). Desafios da escrita biográfica: experiências de pesquisa. Fortaleza: UECE, 2018. p. 40-58.

BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.

CAMARGO, M. R. R. M. de. Leitura e escrita como espaços autobiograficos de formação / Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo (org.); Vivian Carla Calixto dos Santos (colab.). - São Paulo : Cultura Acadêmica, 2010.

CARRASCO, Bruno. O que é subjetividade? Ex-isto. 2021. Disponível em: https://www.ex-isto.com/2021/02/subjetividade.html Acesso em: 13 de junho de 2023.

CAVAGNOLI, Ana Carolina Andrade Pessanha. Descolonizando o euautobiográfico feminino: a questão da memória e história nas narrativas da escravidão. Revista Entrelaces • V. 1 • Nº 9 • Jan.-Jun. 2017.

DASCAL, Marcelo. Interpretação e Compreensão. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. Sociologie de la connaissance (coor. de Jean DUVIGNAUD), Paris, Payout, 1997. pp. 131 - 152.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2006. .

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: desafios e perspectivas. R. Educ. Públ. Cuiabá v. 20 n. 43 p. 289-305 maio/ago. 2011.

RABELO, Amanda Oliveira. A importância da investigação narrativa na educação. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 171-188, jan.-mar. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fSZvft63V58mv3ZVGx3wVzr/?format=pdf&lang=pt#:~:text=exp%C3%B5em%20que%20a%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20narrativa,ser%20(ela%20mesma)%20formativa. Acesso em: 15 de junho de 2023.

SANTOS, Márcia Pereira dos. A compreensão do si mesmo e do outro em autobiografias: contribuições ricoeurianas na escrita da história. UNESP - França, 2006.

SILVA, Ana Maria Eugenio da. Enfrentamento e superação do câncer de mama : Narrativa autobiográfica de uma mulher negra quilombola [recurso eletrônico] / Ana Maria Eugenio da Silva. - 2018.

SOARES, Antonina Mendes Feitosa; SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes. AUTOBIOGRAFIA E FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA PRÁTICA REFLEXIVA. Disponível em: Microsoft Word - GT 01.14.doc (wordpress.com) Acesso em: 16 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

de Castro Gomes, A. K. (2024). História de vida e formação: narrativa autobiográfica e reflexões sobre a reinvenção de si. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12044

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior