Para além da modernidade? Educação, tecnologias e formação escolar e profissional no século XXI
Palavras-chave:
Educação, Humanismo, Pós-modernidade, Sentidos, Formação docenteResumo
Este artigo faz uma análise de cunho exploratório sobre a afirmação peremptória de fim do homem
moderno, do Ser humanista realizada por Foucault (2009), objetivando compreender suas implicações
para os sentidos de educação e a formação de novos profissionais da educação neste século XXI. Temse como método de investigação a pesquisa qualitativa e é caracterizada como uma revisão de literatura narrativa, cujos recortes sustentam a escrita argumentativa dos eixos abordados. Aponta-se a perspectiva fenomenológica da educação, presente em Nóbrega (2009), como possibilidade para se reconsiderar os seus sentidos. Conclui-se sugerindo, a partir de Perrenoud e Thurler (2002) e de Edgar Morin (2011), sete competências visando redirecionar a formação do Ser profissional da educação
neste século.
Referências
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ed. Joenville-Sc. Univille, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano / Gert Biesta; tradução Rosaura Eichenberg. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. - (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado das letras, 2002.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Repensando o papel da universidade. RAE – Revista de Administração de Empresas. Vol. 44, n. 02, 2004 – FGV – Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2023.
CURADO, Denise Assis Fleury. O Saber e o sentido do ser na atualidade: Um diálogo com Aristóteles e Merleau-Ponty In Universidade, cultura, saber e formação / Ildeu Moreira Coêlho; Rita Márcia Magalhães Furtado, (Org). – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal / Pierre Dardot, Christian Laval; tradução Mariana Echalar. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2016.
DESCARTES, R. Discurso do Método. Tradução: Ciro Mioranza. São Paulo, SP: Editora Escala, 2009.
DI FELICE, Máximo. 1 Vídeo (1:54:27 Horas). Mesa-redonda Plataformas para deliberação colaborativa. Publicada pelo canal ATOPOS, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mSa5cSewxbg>. Acesso em: 02 ago. 2023.
FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Trabalho, tecnologias da informação e comunicação e condições de vida: tecnologia para que(m)? “Novas” empresas e “velha” exploração do trabalho. Revista Katálysis [online]. 2022, v. 25, n. 1, pp. 01-05. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e84365>. Acesso em: 02 ago. 2023.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. The order of things: An archaeology of the human sciences. New York: Vintage/Random House, 1973.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GATTI, Bernardete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida (ORGs) – Brasília: UNESCO, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. O Problema da Ideologia: o marxismo sem garantias. In: HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. (Org. Liv Sovik). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, (1º Edição atualizada).
KANT, Immanuel (1724-1804). Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2ª ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público [recurso eletrônico] / Christian Laval; tradução Mariana Echalar. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos e PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade [online]. 1999, v. 20, n. 68, pp. 239-277. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300013>. Acesso em: 02 ago. 2023.
LOCKE, John. Alguns pensamentos acerca da educação. Cadernos de Educação. Fae/UFPel, Pelotas (13): 147 – 171, ago./dez. 1999
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAES, Maria Celia Marcondes de. A teoria tem consequências: indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 107, p. 585-607, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/14.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2023.
MORIN, Edgar. Éloge de la métamorphose. Le Monde, 9 Janeiro 2010.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2 ed. rev. – São Paulo: Cortez, DF: UNESCO, 2011.
MUNÕZ. Francisco Imbernón. A formação dos professores e o desenvolvimento do currículo. In SACRISTÁN, José Gimeno. (Org). Saberes e Incerteza sobre o currículo; Tradução: Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel Gonzales Arroyo. – Porto Alegre: Penso, 2013.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. - 3. ed. rev. - Natal, RN: EDUFRN - Editora da UFRN, 2009.
NOGUEIRA, A. W. R.; SENA, E. F. de, & RIBEIRO, L. T. F. (2021). Educação e trabalho: Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–12. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5691>. Acesso em: 02 ago. 2023.
NÓVOA, António. Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Colaboração de Yara Alvim SEC/IAT Salvador, Bahia 2022, 116p.
PATY, Michel. “Construção do objeto” e objetividade na física quântica. In FREIRE JR, O., PESSOA JR, O., and BROMBERG, JL., (Org). Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais [online]. Campina Grande: EDUEPB; São Paulo: Livraria da Física, 2011.
PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação/ Philippe Perrenoud, Monica Gather Thurler, Lino de Macedo, Nilson José Machado e Cristina Dias Allessandrini; Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PRADO FILHO, Kleber e MARTINS, Simone. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(s). Psicologia & Sociedade [online]. 2007, v. 19, n. 3, pp. 14-19. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000300003>. Acesso em: 02 ago. 2023.
RESENDE, Antônio Muniz de. Concepções fenomenológicas da educação. - São Paulo: Cortez: Autores. Associados, 1990. - (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 38)
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Paidéia)
SEBARROJA. Jaume Carbonell. As reformas e a inovação pedagógica: discursos e práticas. In SACRISTÁN, José Gimeno (Org). Saberes e Incerteza sobre o currículo; Tradução: Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel Gonzales Arroyo. – Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA JÚNIOR, João & SPEARS, Eric. (2012). Globalização e a mudança do papel da universidade federal brasileira: uma perspectiva da economia política. Revista HISTEDBR On-line. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640036>. Acesso em: 02 ago. 2023.
SOARES S. Et al. Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade. Salvador: EDUNEB, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberta Oliveira, Edimar de Andrade Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.