ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL

Autores

  • Francisco Clésio Medeiros Dantas de Araújo UFRN
  • Diógenes Félix da Silva Costa UFRN

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Salinicultura, Rio Grande do Norte

Resumo

O ensino do componente curricular geografia na educação básica ocorre muitas vezes descontextualizado da realidade dos discentes envolvidos no processo, o que pode provocar desinteresse e falta de sentido dos conteúdos programáticos para aprendizagem. Pensando em meios atrativos para os temas propostos no debate escolar, esse trabalho propõe estratégias didáticas que podem ser desenvolvidas, utilizando as experiências vividas no cotidiano do lugar e a contextualização nas escalas nacional e global. Este trabalho teve por objetivo identificar os conteúdos de Geografia que podem ser trabalhados na temática da produção do sal marinho. Foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e atividades de práticas pedagógicas envolvendo estudantes do ensino médio de escolas localizadas em municípios produtores de sal. Os conteúdos de Geografia Física, integrados com os conteúdos de Geografia Humana identificados, podem ser abordados em paralelo e de forma complementar com os conteúdos propostos no livro didático. Dessa forma, espera-se que as atividades descritas possam contribuir para uma aprendizagem significativa no estudo da Geografia.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

DE ARAÚJO, F. C. M. D.; COSTA, D. F. da S. ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 238–251, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1526. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos