O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Autores

  • Lana De Souza Cavalcanti
  • Silvana Alves Silva
  • Vanilton Camilo De Souza

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Plano Diretor, Formação Cidadã

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma descrição-reflexão de um plano de ação realizado em escola da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para compreendermos o potencial do Plano Diretor, documento de gestão urbana, para o ensino de Geografia na formação cidadã dos alunos. O plano tem por base uma metodologia de ensino de ação participativa e significativa por parte do aluno. O intuito é fazer com que esse ensino sobre a cidade auxilie no processo de formação para a cidadania e no processo de construção de conceitos. A coleta de dados se desenvolveu em quatro aulas de Geografia em uma turma do sexto ano de uma escola pública do ensino fundamental. A observação e as atividades dos alunos foram os instrumentos básicos da coleta de dados e o Plano Diretor foi o principal recurso didático utilizado nas aulas. Os dados apontaram que o uso desse instrumento de gestão urbana na sala de aula potencializa o ensino sobre a cidade e a formação para a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARDOSO, Carlos Augusto Amorim. A cidade, a educação e o ensino. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; BUENO, Miriam Aparecida; SOUZA, Vanilton Camilo de; (Orgs.). Produção do Conhecimento e pesquisa no ensino de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

______________. Geografia da Cidade. Goiânia: Alternativa, 2001.

CAVALANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo. A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã. Acta do XIII Colóquio Internacional de Geocrítica, http://www.ub.edu/geocrit/xiii-coloq-programa.htm. Barcelona: GEOcrítica, 2014.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa, Investigação, formação e produção de conhecimentos. São Paulo: Liber Livros, 2008.

GOMES, Paulo César da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Morais, 1991.

SANTOS, Enio Serra dos. A educação geográfica de jovens e adultos trabalhadores no contexto urbano. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; BUENO, Miriam Aparecida; SOUZA, Vanilton Camilo de; (Orgs.). Produção do Conhecimento e pesquisa no ensino de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

SILVA, Silvana Alves. A temática da dinâmica intra-urbana de Aparecida de Goiânia para a formação cidadã juvenil. Goiânia, 2013. Monografia. Instituto de estudos socioambientais, Universidade Federal de Goiás.

VLACH, Vânia Rubia Farias, Ensino de geografia, pesquisas, referenciais teórico-metodológicos: a atuação dos jovens no mundo atual. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; BUENO, Miriam Aparecida; SOUZA, Vanilton Camilo de; (Orgs.). Produção do Conhecimento e pesquisa no ensino de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-29

Como Citar

DE SOUZA CAVALCANTI, L. .; ALVES SILVA, S. .; DE SOUZA, V. C. . O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 09–26, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6958. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos