O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Plano Diretor, Formação CidadãResumo
O presente artigo tem por objetivo fazer uma descrição-reflexão de um plano de ação realizado em escola da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para compreendermos o potencial do Plano Diretor, documento de gestão urbana, para o ensino de Geografia na formação cidadã dos alunos. O plano tem por base uma metodologia de ensino de ação participativa e significativa por parte do aluno. O intuito é fazer com que esse ensino sobre a cidade auxilie no processo de formação para a cidadania e no processo de construção de conceitos. A coleta de dados se desenvolveu em quatro aulas de Geografia em uma turma do sexto ano de uma escola pública do ensino fundamental. A observação e as atividades dos alunos foram os instrumentos básicos da coleta de dados e o Plano Diretor foi o principal recurso didático utilizado nas aulas. Os dados apontaram que o uso desse instrumento de gestão urbana na sala de aula potencializa o ensino sobre a cidade e a formação para a cidadania.
Downloads
Métricas
Referências
CARDOSO, Carlos Augusto Amorim. A cidade, a educação e o ensino. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; BUENO, Miriam Aparecida; SOUZA, Vanilton Camilo de; (Orgs.). Produção do Conhecimento e pesquisa no ensino de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
______________. Geografia da Cidade. Goiânia: Alternativa, 2001.
CAVALANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo. A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã. Acta do XIII Colóquio Internacional de Geocrítica, http://www.ub.edu/geocrit/xiii-coloq-programa.htm. Barcelona: GEOcrítica, 2014.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa, Investigação, formação e produção de conhecimentos. São Paulo: Liber Livros, 2008.
GOMES, Paulo César da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Morais, 1991.
SANTOS, Enio Serra dos. A educação geográfica de jovens e adultos trabalhadores no contexto urbano. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; BUENO, Miriam Aparecida; SOUZA, Vanilton Camilo de; (Orgs.). Produção do Conhecimento e pesquisa no ensino de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.
SILVA, Silvana Alves. A temática da dinâmica intra-urbana de Aparecida de Goiânia para a formação cidadã juvenil. Goiânia, 2013. Monografia. Instituto de estudos socioambientais, Universidade Federal de Goiás.
VLACH, Vânia Rubia Farias, Ensino de geografia, pesquisas, referenciais teórico-metodológicos: a atuação dos jovens no mundo atual. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; BUENO, Miriam Aparecida; SOUZA, Vanilton Camilo de; (Orgs.). Produção do Conhecimento e pesquisa no ensino de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.