GARANHUNS-PE, AÇÕES EDUCATIVAS E DINÂMICA SÓCIOESPACIAL: UMA ANÁLISE GEO-HISTÓRICA DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE RELIGIÃO, ESTADO E EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Ações Educacionais, Práticas Espaciais e Dinâmica SocioespacialResumo
As ações educacionais materializadas a partir da implantação e expansão de instituições educativas resultam no desenvolvimento de sistemas de objetos, sobretudo aqueles relacionados ao ensino assim como, no surgimento e potencialização de fluxos e/ou sistemas de ações correlatas. Entretanto, apesar da reconhecida importância desses estudos, a análise das espacialidades advindas de ações na área educacional não se encontra muito presente na produção acadêmica nacional, muito embora, os estudos sobre geografia urbana e serviços analisem o assunto como reflexo das políticas de desenvolvimento econômico. Reduzir essa análise ao escopo de existir como consequência de outros macroprojetos políticos institucionais, sempre inviabilizou pesquisas que tivessem a perspectiva de analisar a dinâmica sócio espacial tendo como fundamento maior projetos no âmbito educacional. A pesquisa que se segue busca dar uma contribuição ao estudo desta temática. Tem por objetivo compreender como as ações educacionais a partir da instalação de instituições de ensino passam a desempenhar a função articuladora do contexto regional em que estão inseridas. Estabelecemos como recorte espacial e temporal o Agreste Meridional do Estado de Pernambuco, mais especificamente a cidade de Garanhuns-PE, entre 1900 e 2013. A metodologia utilizada foi edificada no sentido de comportar e apresentar o espaço produzido, como resultado das interações sócio espaciais que possibilitaram a compreensão do cenário que caracteriza o processo de transformação do espaço da cidade em função das estratégias desenvolvidas para atender as demandas educacionais. Para o entendimento desse processo partimos do pressuposto de que a organização da dinâmica sócio espacial, ocasionada pelas ações educacionais, enquanto práticas espaciais, promovidas pelas igrejas (Católica e Presbiteriana) e pelo Estado a partir da instalação das escolas, desde o final do século XIX (1900). Tais práticas viabilizaram, no futuro, uma demanda para o incremento do ensino superior, propiciando desse modo a instalação e ampliação das referidas instituições em Garanhuns-PE - no início dos anos 60 (UPE) e a partir de 2005 (UFRPE/UAG) respectivamente. Desse modo as práticas espaciais estabelecidas pelas igrejas e Estado criaram uma estrutura educacional de referência na região, pela concentração de estabelecimentos de ensino de qualidade. Podemos, então concluir que esse polo educacional foi responsável, juntamente com outras ações políticas, consorciado a um ecossistema diferenciado no semiárido nordestino de uma concentração populacional significativa, por tornar Garanhuns a principal cidade do agreste meridional pernambucano.
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Referências
GARANHUNS-PE, AÇÕES EDUCATIVAS E DINÂMICA SÓCIOESPACIAL: UMA ANÁLISE GEO-HISTÓRICA DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE RELIGIÃO, ESTADO E EDUCAÇÃO