CANINDÉ DAS PEREGRINAÇÕES E DA CULTURA POPULAR: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO E SUA RELIGIOSIDADE

Autores

  • Fabrício Américo Ribeiro
  • Morgana Melca Braga Sampaio

Palavras-chave:

Religião, Cultura, Economia, Cidade

Resumo

Mostrar como a cultura pode influir no desenvolvimento de uma cidade. Expõe algumas características históricas da formação da sociedade em seus aspectos culturais, festivos e suas formas de entretenimento. Apresentar como o turismo cultural pode ser aproveitado para melhoria da cidade. São esses e outros aspectos abordados nesse artigo que procura resgatar um pouco dos aspectos da cidade de Canindé como cidade das peregrinações e da economia religiosa, onde pessoas vivem em torno de uma crença do milagre que movimenta multidões a procura de salvação e pagamento de promessas. Estudar Canindé é compreender um pouco da religiosidade do estado do Ceará e a contribuição da cultura religiosa como aspectos de desenvolvimento local cercado de pessoas que ligam o sagrado ao profano em uma estrutura cosmopolita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BORDIEU. P. TOMAZ. F. (tradutor). O poder simbólico. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 4ª edição. 2001.

CARLOS, A. F. A. A (Re) produção do Espaço Urbano. São Paulo: EDUSP, 1994.

_______. O Lugar no Mundo. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.

CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. 2000. Disponível em: http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/perfil_basico/pbm-2010/Redencao.pdf. Acessado em 21 de outubro de 2012.

CORRÊA. R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO. I. E. de e GOMES. P. C. da C. (org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. Págs. 15 – 47.

_______. ZENY. R. Introdução a Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

_______. Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

_______. CASTRO. I. E. de. GOMES. P. C. da C. (org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2012. COSTA. O. J. L. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro. UERJ, 2003. Págs. 33 – 40.

_______. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro. UERJ, 2009. Págs. 49 – 57.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

RIBEIRO, F. A. .; BRAGA SAMPAIO, M. M. . CANINDÉ DAS PEREGRINAÇÕES E DA CULTURA POPULAR: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO E SUA RELIGIOSIDADE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7061. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos