DINÂMICA GEOAMBIENTAL DO ALTO CURSO DA BACIA DO RIO ACARAÚ: SUBSÍDIO À CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Autores

  • Aline Lima Braúna

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica, Dinâmica Geoambiental, Proteção Ambiental,, Unidades de Conservação

Resumo

A pesquisa tem o propósito de analisar a dinâmica geoambiental do alto curso da Bacia do Rio Acaraú, caracterizando-o no contexto das nascentes cristalinas. O norte metodológico foi a análise geoambiental integrada que serviu para analisar os componentes físico-ecológicos e socioeconômicos, dando ênfase ao tipo de uso e ocupação e suas implicações nos sistemas ambientais. Ademais, a análise da dinâmica ambiental, propôs mitigar os impactos gerados e subsidiar a proteção ambiental, embasado nas potencialidades e limitações dos recursos naturais, tendo ainda como suporte estabilidade e instabilidade dos meios ecodinâmicos. Como ferramentas primordiais a elaboração da pesquisa, o geoprocessamento e sensoriamento remoto ajudaram na análise integrada do meio ambiente da bacia, bem como a representação e quantificação de diversas variáveis, tais como: níveis
de degradação da vegetação e susceptibilidade à erosão dos solos. Não obstante, os trabalhos com mapeamentos dão a tônica da dissertação, ao tempo que foram produzidos dez mapas, os quais fortaleceram a comprenssão analítica da dinâmica geoambiental da bacia. A saber os mapas: básico, hipsométrico, declividade, geológico-geomorfológico, fitogeográfico e de solos, hierarquia de drenagem, susceptibilidade à erosão. Neste contexto, o uso da geoestatística foi igualmente importante, mas no caso para tabulação de dados relativos aos parâmetros socioeconômicos averiguados. A par dos resultados obtidos, foram propostas três áreas para proteção ambiental a primeira na Serra do Machado, e outras duas na Serra das Matas, sendo uma delas chamada de Serra das Matas Central, levando em conta a necessidade do manejo sustentando de áreas nascentes em maciços cristalinas no semiárido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

LIMA BRAÚNA, A. DINÂMICA GEOAMBIENTAL DO ALTO CURSO DA BACIA DO RIO ACARAÚ: SUBSÍDIO À CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 171, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7048. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO