A REPRESENTAÇÃO SOCIOESPACIAL DAS ÁREAS DE MANGUE DO RIO COCÓ NA CIDADE DE FORTALEZA

Autores

  • Francisco José Figueira Russo

Palavras-chave:

Representação Social, Natureza geossistêmica, Grupos Sociais, Educação Ambiental

Resumo

Esse trabalho tem com finalidade a utilização da análise das representações sociais da natureza como instrumento para a educação e gestão ambiental, tendo como base a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1985). Nessa perspectiva, essa pesquisa volta sua atenção específica sobre a área de mangue, tendo como objeto de estudo uma porção do mangue do Rio Cocó, que foi por sua vez foi subdividida em três áreas com características distintas do ponto de vista geoespacial assim como geoeconômico. Nosso objetivo é utilizar todo o corpo teórico e metodológico dessa abordagem para analisar as representações sociais de diferentes setores, classes e grupos de pessoas que atuam direta ou indiretamente no entorno do mangue do Cocó, localizado no perímetro urbano da Cidade de Fortaleza no Estado do Ceará, na perspectiva de compreender a dinâmica de relacionamento sociedade-natureza das áreas mencionadas. Partindo da hipótese inicial de que o mangue do Cocó, em um todo ou em parte, atua como espaço geoambiental, sendo o mesmo uma área de sobrevivência e lazer das diferentes comunidades ali existentes, o mesmo por vezes também se converte em área de acentuada valorização imobiliária e privatizações que norteiam a motivação do nosso estudo de caso. Na busca da comprovação ou negação desta 
hipótese inicial, trabalharemos com uma matriz metodológica de cunho quantoqualitativo. Outro propósito do trabalho é o esclarecimento conceitual da analise de conteúdo utilizando abordagem como instrumento para a educação e gestão ambiental, visando identificar valores, ideologias, interesses e motivações que permeiam a construção das representações sociais de natureza (informações, imagens, atitudes e comportamentos), desses grupos, para verificar como essas representações se articulam na produção e reprodução do meio ambiente em que vivem esses atores sociais, criando assim um espaço de conhecimento para a ação teórica e prática da gestão e da educação ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

FIGUEIRA RUSSO, F. J. . A REPRESENTAÇÃO SOCIOESPACIAL DAS ÁREAS DE MANGUE DO RIO COCÓ NA CIDADE DE FORTALEZA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 169–170, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7047. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO