CONFLITOS SOCIOESPACIAIS NO USO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE: O CASO DO LARGO GLÊNIO PERES

Autores

  • Rosiéle Melgarejo da Silva

Palavras-chave:

espaço público, Largo Glênio Peres, Copa do Mundo

Resumo

Atualmente a cidade de Porto Alegre testemunha uma seqüência de manifestações, com destaque para as passeatas pela redução da tarifa de ônibus. Esse contexto é efeito de um conjunto de medidas restritivas aplicadas nos espaços públicos de uso e apropriação coletiva. Medidas que atende direta e indiretamente as exigências dos megaeventos, como Copa do Mundo (2014).  O controle e a vigilância foram intensificados nesses espaços e será tratado a partir de um estudo de caso da cidade de Porto Alegre: o Largo Glênio Peres. O artigo está baseado na ação prática e cotidiana do estudo de caso, porém essas experiências estão se multiplicando por todas as outras cidades-sedes do evento.  Assim, o objetivo é analisar os conflitos socioespaciais no uso dos espaços públicos gerados pela relação de poder que se encontra em transformação. Assim como suas implicações para a convivência de diferentes sociabilidades e nos rumos do espaço público contemporâneo. O método de análise é o dialético e privilegia uma análise que contemple as diferentes formas de sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CASTRO, Iná Elias de. O problema da escala. In: Geografia Conceitos e Temas. Rio de Janeiro. Bertrand – Brasil, 1995.

CORRÊA, Roberto Lobato. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço: um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani A.; SPOSITO, Maria Encarnação. A Produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011.

COSTA, Wanderley M. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. Contexto, 1988

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

LEFEBVRE, Henri. A lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

LEITÃO, Lúcia. Quando um muro separa e nenhuma ponte une. In: Cadernos de Metrópole. Nº 13, PP. 229-253, 1º sem., 2005.

LIRA, Ana C. C. de. Contradições e políticas de controle no espaço público de Barcelona: um olhar sobre a Praça dels Àngels. In: Cadernos de Metrópole. São Paulo, nº 25, pp. 279-302, jan/jun, 2011.

MONTEIRO, Charles. Porto Alegre: urbanização e modernidade: a construção social do espaço urbano. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.

MOREIRA, Ruy. O espaço e contra-espaço: as dimensões territoriais da sociedade civil e do Estado, do privado e do público na ordem espacial burguesa. In: HAESBAERT, Rogério; OLIVEIRA, Márcio; MOREIRA, Ruy (orgs.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANCHEZ, Fernanda. Os sentidos da cidade-espetáculo. In: A reinvenção das cidades para um mercado mundial. 2. ed. Argos. Chapecó, SC, p. 464-518, 2011.

SENNET, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Tradução Lygia Araújo Wantanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SERPA, Ângelo. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

DA SILVA, R. M. . CONFLITOS SOCIOESPACIAIS NO USO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE: O CASO DO LARGO GLÊNIO PERES . Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 50–64, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7028. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos