A PRODUÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E A CIDADE: O CASO DO LAGO IGAPÓ EM LONDRINA/PR

Autores

  • Carlos Alexandre De Bortolo

Palavras-chave:

Produção do espaço, Agentes produtores, Lago Igapó, Londrina

Resumo

O trabalho apresenta algumas ideias e elementos para refletir acerca da produção do espaço da cidade. Nosso interesse maior em conhecer e estudar aspectos relevantes sobre a cidade se deriva do fato de ser um lugar onde está à maior parcela da população, também sendo evidenciado os maiores números de investimentos de capital e mais, este, é o principal espaço onde ocorre os conflitos sociais.  A priori devemos trabalhar com a reflexão sobre a natureza do espaço. Sendo este espaço um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidade, e cada vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e a seus habitantes. As discussões aqui apresentadas relacionam com a produção dos espaços da cidade, aquela da produção e reprodução das relações sociais num determinado tempo e espaço e seus principais agentes produtores. Observando também a cidade como um produto/mercadoria para compreender como se processa as inúmeras formas de valorização do solo urbano. E como exemplo da produção do espaço urbano trazemos o Lago Igapó em Londrina-PR que se apresenta como uma área de lazer e que os espaços em seu entorno encontram-se valorizados devido as diversas formas de produção, ocupação e apropriação do espaço do Lago Igapó e suas adjacências. Como ocorre a ocupação das áreas e quais os principais processos de valorização encontrados pelas novas formas de morar na produção de loteamentos, condomínios sejam eles horizontais ou verticais nesta área da cidade de Londrina-PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ASARI, A.; TUMA, M. M. Aspectos históricos, físicos, econômicos e institucionais do município de Londrina. Documento consulta. Londrina: PML, 1978.

BEAUJEU-GARNIER, J. Geografia urbana. Ed Bertrand, 1997.

CARLOS, A. F. A cidade. São Paulo: Contexto, 1997.

CARLOS, A. F. A. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: USP, 1994.

CARLOS, A. F. A. Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.

_____. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Labur Edições, 2007 [2004]. p.123.

CORRÊA, R. L. O espaço geográfico: algumas considerações. In: SANTOS, M. Novos rumos da geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982. p. 25-34.

CORRÊA, R. L. A rede urbana. São Paulo: Ed. Ática, 1989.

CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo, Ática: 1986.

____.O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2002.

DOLLFUS, O. O espaço geográfico. Rio de Janeiro: Difel, 1978.

FRESCA, T. Mudanças recentes na expansão físico-territorial de Londrina. Geografia, Londrina, v. 10, n.1, p. 27-34, 2001-2002.

GEORGE, P. Geografia urbana. São Paulo: DIFEL, l983.

HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980. p. 291.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.

LEFEBVRE, H. La survie du capitalisme : la re-production des rapports de production. Paris: Anthropos, 1969. p.274.

LUIZ, A. N. A evolução urbana de Londrina-PR no período de 1957 a 1980 através de fotointerpretação. 1991. Monografia (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina/UEL, Londrina.

NAKAGAWARA, Y. ; ZIOBER, D. M. Questões e metodologia sobre o uso do solo urbano em Londrina. (1970-1981). In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, n.5. 1984 anais. Porto Alegre- RS.

OLIVEIRA, J.R.A. A ocupação do espaço urbano de Londrina na presença do Estado – o iapar e seu espaço criado. 1986. Monografia (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina/UEL, Londrina.

RANGEL, I. Obras reunidas 1914-1994. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

RIBEIRO, L.C.Q.; CARDOSO, A.L. Plano diretor de gestão democrática da cidade. In: RIBEIRO, L.C.Q.; CARDOSO, A.L. (Org.). Reforma urbana e gestão democrática: promessas de desafios do estatuto da cidade. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1997.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2002.

SINGER, P. O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, E. A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alfa - Omega, 1982. p. 21-36.

SOUZA, M.A.A. A identidade na metrópole: a verticalização em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1994.

SPOSITO, E.S. A vida nas cidades. São Paulo: Contexto, 1994.

Smith, N. Desenvolvimento desigual: natureza, capital e a produção de espaço. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1988.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

DE BORTOLO, C. A. . A PRODUÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E A CIDADE: O CASO DO LAGO IGAPÓ EM LONDRINA/PR . Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 29–49, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7027. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos