AS ALTERAÇÕES DA PAISAGEM URBANA NO ENTORNO DO CANAL DO JARDIM AMÉRICA, EM FORTALEZA, CEARÁ: UMA DISCUSSÃO SOBRE RESILIÊNCIA

Autores

  • Fernanda Cláudia Lacerda Rocha

Palavras-chave:

Canal do Jardim América, Paisagem cultural, Paisagem urbana, Resiliência

Resumo

Tomando-se como recorte de estudo a paisagem no entorno do Canal do Jardim América, localizada em Fortaleza, Ceará, através de uma periodização adotada que compreende os intervalos deste modo delimitados: 1945 - 1958: De riacho a canal; 1958 - 1973: Consolidando estruturas; 1973 - 1995: Divisores de águas; e 1995 - 2014: Expressando a contemporaneidade, na qual o confronto entre as questões ambientais e urbanas se fazem presentes de forma incisiva e urgente. Propõe-se a espacialização da discussão sobre a paisagem, aportando-se a discussão sobre resiliência, a partir da dinâmica e das alterações ali presentes, considerando-se suas componentes intangíveis, implicando-se por em foco as questões relativas ao lugar, compreensão que também está na base do conhecimento geográfico. Desta forma intenta-se modestamente contribuir para reforçar a pluralidade, a polivocalidade e a espacialidade da Geografia Cultural, integrar estas reflexões sobre a paisagem, ao campo da Arquitetura e Urbanismo, e por fim, mas de fato como possibilidade primeira, em uma tentativa de transbordamento da produção de um conhecimento para seu retorno à realidade sobre a qual se debruça, poder contribuir com a sociedade em geral, e mais particularmente para com aquela população que vivencia os lugares constituintes da paisagem em estudo, tantas vezes impactada por condicionantes climáticas, que mesmo ocorrendo em períodos mais ou menos esparsos, são consideráveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

LACERDA ROCHA, F. C. . AS ALTERAÇÕES DA PAISAGEM URBANA NO ENTORNO DO CANAL DO JARDIM AMÉRICA, EM FORTALEZA, CEARÁ: UMA DISCUSSÃO SOBRE RESILIÊNCIA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 222–223, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6973. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO