MOVIMENTOS SOCIAIS EM FORTALEZA E A CRÍTICA DA IDEOLOGIA URBANÍSTICA

Autores

  • Adelita Neto Carleial

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Ideologia urbanística, Desigualdades socioespaciais

Resumo

Reflexões sobre os movimentos sociais ocorridos, recentemente, no ano de 2013, em Fortaleza são a tônica deste artigo. Para isso se fez necessário olhar a cidade, sua história e cultura. Além de situar a cidade no mundo globalizado, observar a evolução e as mudanças históricas ocorridas nos movimentos nesta cidade, para daí chegar aos traços que permaneceram e aqueles que mudaram as características desses movimentos. Somente, então, se entendeu e interpretou os sentidos desses movimentos. O percurso analítico teve como marco teórico os pensamentos de Lefebvre (1978), Manuel Castells (1980) e Maria da Glória Gohn (1997), permitindo uma reflexão sobre as desigualdades socioespaciais em Fortaleza como motivadora dos protestos, sabendo-se que tais desigualdades são produzidas pela expansão do Capital na cidade. Chegou-se a uma definição de movimentos sociais para aplicar a esses protestos recentes numa seara acadêmica bastante diversificada sobre essa conceituação. As mobilizações recentes foram relacionadas a história dos movimentos sociais locais e nacionais ampliando o olhar para os efeitos da Política e do exercício do poder no Brasil sobre esses novos fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARREIRA, Irlys. Movimentos urbanos, Estado e política social: dinâmica da reprodução e do conflito. In: BARREIRA, Irlys, BRAGA, Elza (Coord.). A Política da escassez: lutas urbanas e programas sociais governamentais. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha/Stylus Comunicações, 1991.

BARREIRA, Irlys. O Reverso das vitrines: conflitos urbanos e cultura política. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992.

CARLEIAL, Adelita Neto. Transformações no sindicalismo latino-americano no contexto da globalização. In: BRAGA, Elza Maria Franco (Org.). América Latina: Transformações econômicas e políticas. Fortaleza: UFC, 2003.

CASTELLS, Manuel. Movimientos sociales urbanos. 6.ed. México: Siglo XXI, 1980.

GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais; paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

LEFEBVRE, Henri. El Derecho a la ciudad. Historia, ciencia sociedad 44. 4. ed. Barcelona: Ediciones Península, 1978.

MARX, Karl, ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. México: Cultura Popular, 1978.

MARX, K. La guerra civil em Francia. Pekin: Ediciones en Lenguas Extranjeras, 1978.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

CARLEIAL, A. N. . MOVIMENTOS SOCIAIS EM FORTALEZA E A CRÍTICA DA IDEOLOGIA URBANÍSTICA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 1 Especial, p. 9–25, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6948. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos