“SERTÃO MODERNIZADO”: TRANSFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO PORTO DA FOLHA/SE

Autores

  • José Natan Gonçalves Da Silva
  • Sônia De Souza Mendonça Menezes

Palavras-chave:

Tecnologias, Modernização das práticas produtivas, Agricultura familiar

Resumo

As discussões acerca da dinâmica do espaço rural, mais especificamente da agricultura familiar no Brasil, estavam atreladas a um pensamento tradicional que a associava a condição de atraso e inerte a modernização das práticas produtivas. Atualmente o uso da moderna tecnologia na agropecuária não se restringe ao agronegócio. Apesar de consistir em um processo recente, é crescente na agricultura familiar a utilização de implementos e técnicas agropecuárias modernas, que aludem para modificações nas relações produtivas e de trabalho no campo. O presente artigo tem como objetivo analisar as transformações em curso no espaço rural do município de Porto da Folha/SE, especialmente referente ao avanço do uso de tecnologias de produção agropecuária na agricultura familiar. Como metodologias foram realizadas revisões da literatura sobre a temática, pesquisas de campo no recorte espacial e análise de dados agropecuários do município. Os resultados da pesquisa apontam a utilização entre os agricultores familiares de modelos de produção agropecuária propagadas pela indústria, mídia, empresas de assistência técnica rural e instituições públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, J. Capistrano de. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. Edição da Sociedade Capistrano de Abreu. 2ª ed. Rio de Janeiro: Briguiet, 1930.

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 7. ed. rev. e aumentada. São Paulo: Cortez, 2005.

ALENTEJANO, Paulo Roberto R. O que há de novo no rural brasileiro? Terra Livre, São Paulo, n.15, 2000, p.87-112.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Programa Luz para todos. Disponível: . Acesso: 30 mar. 2015.

CANDIOTTO, L. Z. P. CORRÊA, W. K. Ruralidades e urbanidades no circuito italiano de turismo rural, município de Colombo-PR. In: MARAFON, G. J. PESSÔA, V. L. S. Agricultura, desenvolvimento e transformações socioespaciais. (Org.) Uberlândia: Assis, 2008, p. 213-249.

CARNEIRO, Maria José. Ruralidade: novas identidades em construção. Estudos Sociedade e Agricultura, n.11, outubro 1998, p.53-75.

CAVALCANTI, J. S. B. Globalização e Ruralidade. In: WANDERLEY, M. N. B. Globalização e desenvolvimento sustentável: dinâmicas sociais rurais no Nordeste brasileiro. Campinas/SP: Ceres, 2004, p.17-32.

DINIZ, A. F. A condição camponesa em Sergipe – Desigualdade e persistência da agricultura familiar. São Cristóvão, NPGEO, 1996.

GRAZIANO DA SILVA, J. Progresso técnico e relações de trabalho na agricultura. São Paulo: Hucitec, 1981.

_______________. A nova dinâmica da agricultura brasileira. 2. ed. rev. Campinas/SP: UNICAMP, 1998.

GRAZIANO DA SILVA, José. Tecnologia e Agricultura Familiar. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

IANNI, Octavio. A era do globalismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados agropecuários do município de Porto da Folha/SE. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2014.

MARAFON, Glaúcio José. Principais transformações em curso no espaço rural na atualidade. Revista Geográfica de América Central, Número Especial, outubro 2011, p.69-84.

MENDONÇA, Sonia Regina; STEDILE, João Pedro. A questão agrária no Brasil: a classe dominante agrária – natureza e comportamento 1964-1990. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

MENEZES, Sônia de Souza Mendonça. A força dos laços de proximidade na tradição e inovação no/do Território Sergipano das Fabriquetas de Queijo. 2009. 359f. Tese (Doutorado em Geografia) – Núcleo de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2009.

_________. Queijo artesanal Configurações territoriais- Experiências Escalares do Global ao Local (O caso de Sergipe)). 1. ed. São Cristóvão: Editora da UFS, 2015.

MOREIRA, Roberto José. Cultura, política e o mundo rural na contemporaneidade. Estudos Sociedade e Agricultura, 20, abril 2003, p.113-143.

RUA, João. A resignificação do rural e as relações cidade campo: uma contribuição geográfica. Revista da ANPEGE, ano 2, n.2, Fortaleza-CE, 2005, p.45-66.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

SARACENO, Elena. O conceito de ruralidade: problemas de definição em escala européia. Programa de Seminários INEA sobre desenvolvimento nas áreas rurais: métodos de análise e políticas de intervenção. Roma, 30 out. 1996. p. 1-9 (Tradução do original italiano por Ângela Kageyama).

WOORTMANN, Ellen F.; WOORTMANN, Klaas. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

GONÇALVES DA SILVA, J. N. .; DE SOUZA MENDONÇA MENEZES, S. . “SERTÃO MODERNIZADO”: TRANSFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO PORTO DA FOLHA/SE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 181–200, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6932. Acesso em: 23 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos