UMA ANÁLISE SOBRE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E SUA ESPACIALIDADE NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL

Autores

  • Aparecida Marta Barbosa Costa
  • Juliana Antero Da Silva
  • Eduardo RAfael

Palavras-chave:

Produção Agropecuária, Palmeira dos Índios, Atividades Econômicas

Resumo

Dentre as regiões brasileiras o Nordeste passou a desenvolver suas atividades ligadas ao cultivo da cana-de-açúcar e paralelamente a isso as atividades de pecuária, um pequeno grupo começa a acumular terras formando os grandes latifúndios do país. Logo, havia grandes distâncias entre o litoral e o sertão, e a agricultura familiar passaram a ocupar espaços em interstícios territoriais, a partir de pequenas áreas para produzir produtos de subsistência. O município de Palmeira dos Índios - AL localiza-se na Mesorregião do Agreste Alagoano, justamente nessa área de transição entre o litoral e o sertão. Portanto, a sua produção agropecuária é diversificada, predominando a policultura e a pecuária de diversos portes. O referido trabalho tem o objetivo de analisar as principais atividades agropecuárias e suas espacialidades dentro do município de Palmeira dos Índios - AL, bem como seu nível de produção e comercialização, que mais se destacam e sua influência na economia local e regional. Para isso, necessitou-se realizar trabalho de campo com aplicação de questionário, e entrevistas, visitas a órgãos públicos bem como da fundamentação teórica a, como ANDRADE 2005, PRADO JUNIOR 2004, FRANÇA 2011, dentre outros que trabalham na linha do contexto agrário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Manuel Correia. A terra e o homem no Nordeste: Contribuições ao estudo da questão agrária no Nordeste. 7 ED. São Paulo: Cortez, 2005.

_____. Geografia Econômica do Nordeste: O espaço e a economia nordestina. 3 ED. São Paulo: atlas,1977.

_____. Nordeste: a reforma agrária ainda é necessária? Recife: Guararapes, 1881.p.84

_____. Geografia Econômica. 12. ED. São Paulo:Atlas,1998.

_____. Nordeste: Alternativas da Agricultura. São Paulo: Papirus, 1988.

FRANÇA, José Nascimento. (Org.). Agricultura Familiar e reforma Agrária em Alagoas Alguns Elementos. Maceió: Edufal, 2011.

GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro séculos de Latifúndio. 6 ED.Rio de Janeiro: Paz e Terra.1989.

GOUVEIA, Alexandra Maria Rios C. PRADO, Ana Célia de Oliveira; CARNEIRO, Tereza Kelly Gomes. Mudanças Estruturais no setor Lácteo Nacional e suas representações na bacia Leiteira Alagoana. Maceió: Edufal, 2000. (Apontamentos).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produção Municipal 2006-2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

_____. Censo Agropecuário 1995 – 1996.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. ED. 23. São Paulo: Brasiliense, 1996.

SILVA, Ligia Osório. Terras Devolutas e Latifúndio. 2. ED. São Paulo: Unicamp, 2008.p.54

SILVA, Juliana Antero da. A Questão Agrária Em Palmeira Dos Índios: Estrutura Fundiária E Políticas Públicas No Campo. 2015. 75 f. (Monografia de Graduação). Universidade Estadual de Alagoas, 2015.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Capital e Propriedade Fundiária: suas articulações na economia açucareira de Pernambuco. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

BARBOSA COSTA, A. M. .; DA SILVA, J. A. .; PONTES DE MOURA, A. M. . UMA ANÁLISE SOBRE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E SUA ESPACIALIDADE NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 153–165, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6930. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos