ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO INDUSTRIAL CALÇADISTA NO CEARÁ: O CASO DA DAKOTA NORDESTE S/A EM RUSSAS

Autores

  • João Vitor Oliveira De Alencar

Palavras-chave:

Russas/CE, Dakota Nordeste S/A, Indústria, Organização do espaço urbano, Relações de trabalho

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre atividade industrial e organização do espaço urbano a partir da ação da empresa calçadista Dakota Nordeste S/A em Russas no Ceará. Para isso utilizamos dados secundários oriundos da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e dados de pesquisas in situ. A globalização, a separação entre os espaços de produção e os espaços de gestão e as inovações tecnológicas no sistema de comunicação reduziram o tempo e a distância, alterando as escolhas locacionais de empresas, que não necessitam mais da proximidade da matéria prima ou do mercado de consumo para viabilizarem seus processos produtivos. Priorizam-se os incentivos fiscais, a não sindicalização de trabalhadores e o custo da força de trabalho para a escolha locacional de determinados setores da indústria. Foi dentro desse contexto que o estado do Ceará, mais especificamente o município de Russas, atraiu empreendimentos de capital externo na figura da Dakota Nordeste S/A. Esse processo de modernização exige imediatamente uma reestruturação do trabalho e do espaço. Conclui-se que a nova dinâmica presente em Russas repercute diretamente na dinâmica urbana, uma vez que engendram importantes mudanças na organização espacial da cidade, visto que o trabalho foi e é organizado pelo setor calçadista, não para que seja definida uma "tarefa ótima" (menor tempo-padrão de execução), mas para que a lucratividade seja "ótima" (maior acumulação). Assim, o capital se materializa na cidade nos contornos de uma urbanização demográfica inscrevendo-a novos conteúdos e sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, D. G. de. Indústria e reestruturação sócio-espacial: a inserção de Sobral (CE) na divisão espacial do trabalho. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia. — Fortaleza, 2009.

ALMEIDA, S. T. A regulação das relações de trabalho na terceirização da indústria de calçados de Franca. Mediações, Londrina, v. 16, n.2, p. 279-296, jul./dez., 2011.

______. A miríade de atores produtivos na terceirização do calçado em Franca. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. São Paulo: 2008.

ARAÚJO, S.; ELIAS, E. Globalização e reestruturação produtivo no campo e cearense. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 2005, São Paulo. Por uma Geografia Latino-Americana: Do Labirinto da Solidão ao Espaço da Solidariedade, 2005.

BESSA, K. Diferenciação espacial como elemento próprio à natureza da geografia. Mercator, Fortaleza, v. 9, n. 20, set./dez., 2010.

CHAVES, M. L. Modernização agropecuária: o novo contexto da expressão regional de Limoeiro do Norte. In: ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato (Orgs.). Difusão do agronegócio e novas dinâmicas sicioespaciais. Fortaleza: BNB, 2006.

GAUDEMAR, J. P. El Orden y la Producción: nacimiento y formas de la disciplina de fábrica. Madrid, 1991.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1993.

LIMA, J. C.; BORSOI, I. C. F.; ARAÚJO, I. M. Os novos territórios da produção e do trabalho: a indústria de calçados no Ceará. CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. 62, p. 367-384, maio/ago., 2011.

LIMA, A. R. Trabalhadores da carnaúba: paisagem cultural e modos de vida dos camponeses em Russas - Ce na primeira metade do século XX. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História Social) – Universidade Federal do Ceará, Centro Humanidades, 2007.

MENELEU NETO, J. Dinâmica populacional e condição de vida por indicadores. In: ELIAS, D. (Org.). O novo espaço da produção globalizada: o Baixo Jaguaribe (CE). Fortaleza: Funece, 2002. p. 177-217.

NAVARRO, V. L. O trabalho e a saúde do trabalhador na indústria de calçados. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 17, n. 2, p.32-41, 2003.

PEQUENO, R. Transformações no espaço intraurbano e processos de planejamento territorial no Baixo Jaguaribe. In: ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato (Orgs.). Difusão do agronegócio e novas dinâmicas sicioespaciais. Fortaleza: BNB, 2006.

PEREIRA JÚNIOR, E. A. Território e economia política: uma abordagem a partir do novo processo de industrialização no Ceará. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012.

______. Território e economia política: uma abordagem a partir do novo processo de industrialização no Ceará. Tese (doutorado) Presidente Prudente: [s.n], 2011.

______. Economia política da urbanização da região do Baixo Jaguaribe-CE: dinâmica populacional e novas formas de consumo, emprego e renda. Geosul, Florianópolis, v. 20, n. 40, p 129-147, jul./dez. 2005.

PEREIRA JÚNIOR, E. A; ALMEIDA, G. D. O novo espaço da produção calçadista no Ceará: o caso do município de Russas. In: ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato (Orgs.). Difusão do agronegócio e novas dinâmicas sicioespaciais. Fortaleza: BNB, 2006.

PRAZERES, T. J. Na costura do sapato, o desmanche das operárias: um estudo das condições de trabalho e saúde das pespontadeiras da indústria de calçados de Franca (SP). Dissertação (Mestrado) apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Área de concentração: Saúde na Comunidade. São Paulo: 2010.

SANTOS, M. Economia espacial: críticas e alternativas. São Paulo: Edusp, 2011.

______. A urbanização desigual: a especificidade do fenômeno urbano em países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2010.

______. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XX. São Paulo: Record, 2001.

SILVA, A. C. R. Espaço urbano de Russas: da vila a periferia social. Monografia – Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, 2006.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

OLIVEIRA DE ALENCAR, J. V. . ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO INDUSTRIAL CALÇADISTA NO CEARÁ: O CASO DA DAKOTA NORDESTE S/A EM RUSSAS . Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 108–139, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6904. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos