DEGRADAÇÃO AMBIENTAL PRODUZIDA A PARTIR DA EXTRAÇÃO DE ROCHAS ARENÍTICAS, EM PIRACURUCA (PI), BRASIL

Autores

  • Francílio De Amorim Dos Santos

Palavras-chave:

Rochas areníticas, Potencial econômico, Degradação ambiental, Piracuruca (PI)

Resumo

A extração dos recursos naturais de forma inadequada tem deixado marcas agressivas ao ambiente, cite-se a extração de rochas areníticas. Logo, a pesquisa buscou analisar os cenários degradacionais existentes nas jazidas de arenitos, siltitos e folhelhos, em Piracuruca, Piauí. A execução do estudo foi sumamente importante devido o contexto atual que almeja a racionalidade ambiental. Nessa lógica, propôs-se identificar e descrever os cenários degradacionais, caracterizar a forma de extração e discutir sobre a (in) sustentabilidade da extração de rochas areníticas nas formações rochosas em questão. Nessa ótica, embasado em autores que discutem sobre o planejamento e a degradação ambiental oriunda da extração de rochas areníticas, adotou-se a metodologia qualitativa para análise e interpretação dos dados originados de observação e entrevista na empresa Brita Ramos. Dessa forma, pode-se afirmar que o potencial econômico foi identificado por geólogos contratados pelo dono da empresa, que também foram responsáveis pela elaboração do Estudo e Relatório de Impactos Ambientais (EIA/RIMA). A área em estudo apresenta perda de vegetação nativa e acúmulo de resíduos, resultando principalmente em degradação visual da paisagem. Portanto, há necessidade de fiscalização mais rigorosa, pois com a pesquisa percebeu-se que a extração é feita sem observação aos referenciais teóricos, sem o auxílio de um profissional qualificado e/ou por uma equipe multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AGUIAR, Robério Bôto de; GOMES, José Roberto de Carvalho. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Piracuruca. Fortaleza: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2004.

ALBINO, Rigoberto Sousa. Florística e fitossociologia da vegetação de cerrado rupestre de baixa altitude e perfil socioeconômico da atividade mineradora em Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, Brasil. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal do Piauí - UFPI. Teresina, 2005.

AQUINO, Cláudia Maria Sabóia de; OLIVEIRA, José Gerardo Beserra de; SALES, Marta Celina Linhares. Suscetibilidade das terras secas do estado do Piauí à desertificação: avaliação a partir de índices. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 05, número 09, 2006.

CAMARGO, Luís Henrique Ramos de. A ruptura do meio ambiente: conhecendo as mudanças ambientais do planeta através de uma nova percepção da ciência: a geografia da complexidade. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CEPRO - Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí. Diagnostico e Diretrizes para o Setor Mineral do Estado do Piauí. DNPM, 2008. Disponível em http: // www.cepro.pi.gov. >Acesso em abril de 2011.

CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. 2ª edição - Revista e ampliada. -- São Paulo: Editora Blucher, 1980.

CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Ministério de Minas e Energia. Mapa Geológico do Estado do Piauí. 2ª Versão. Teresina, 2006. Disponível em www.cprm.gov.br.

CREPANI, Edson et al. Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados ao Zoneamento Ecológico-Econômico e ao Ordenamento Territorial. São José dos Campos: INPE, 2001. 124p.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Sistema brasileiro de classificação de solos. – Rio de Janeiro: EMBRAPA-SPI, 2009.

GUERRA, Antonio José Teixeira; MARÇAL, Mônica dos Santos. Geomorfologia ambiental. – 3ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

JACOMINE, Paulo Klinger Tito. Mapa exploratório-reconhecimento de solos do estado do Piauí. Convênio EMBRAPA/SNLCS-SUDENE-DRN. 1983.

PIAUÍ. Gabinete do Governador. Palácio de Karnak. Projeto de Lei Complementar nº 004, de 14 de fevereiro de 2006. Estabelece o Planejamento Participativo Territorial para o Desenvolvimento Sustentável do estado do Piauí e dá outras providências.

PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. Extração de argila e suas implicações socioeconômicas e ambientais no bairro Olarias, em Teresina. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal do Piauí - UFPI. Teresina, 2005.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geomorfologia: ambiente e planejamento. 8. ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, Alexandre Marco da; SCHULZ, Harry Edmar; CAMARGO, Plínio Barbosa de. Erosão e Hidrossedimentologia em Bacias Hidrográficas. 2ª edição. – São Carlos: RiMa, 2007a.

SILVA, João Paulo Souza. Impactos ambientais causados por mineração. Revista Espaço da Sophia, nº 08, mensal, ano I, novembro/2007b.

TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro, IBGE, Diretoria Técnica, SUPREN, 1977.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

DE AMORIM DOS SANTOS, F. . DEGRADAÇÃO AMBIENTAL PRODUZIDA A PARTIR DA EXTRAÇÃO DE ROCHAS ARENÍTICAS, EM PIRACURUCA (PI), BRASIL. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 27–43, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6900. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos