CONTRASTES SOCIOESPACIAIS DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM FORTALEZA (1991-2010)

Autores

  • Victor Régio da Silva Bento

Palavras-chave:

Fortaleza, Infraestrutura, Esgotamento sanitário, SANEAR

Resumo

A cidade de Fortaleza em seu processo de expansão urbana é caracterizada por contrastes no provimento de serviços públicos essenciais para a população e para as atividades econômicas a exemplo das redes saneamento. A implantação de tais bens de consumo coletivo não acompanhou de forma efetiva as demandas impostas pelo crescimento demográfico resultando em disparidades no atendimento domiciliar. Baseado nessas afirmativas o presente trabalho busca compreender as desigualdades sociais e espaciais existentes na capital cearense tendo em vista a captação de efluentes sanitários. O aporte teórico utilizado se baseia nas reflexões de Lefebvre sobre o direito a cidade. Dentre os recursos metodológicos utilizados realizou-se um resgate do processo de implantação do saneamento em Fortaleza, análise e mapeamento dos indicadores de esgotamento sanitário referentes aos censos demográficos do IBGE entre 1991 e 2010. Como resultado foi observado que a distribuição da infraestrutura de esgotamento tem um melhor atendimento nos bairros circunvizinhos à área central, na faixa litorânea e em alguns conjuntos habitacionais.  Em contraposição, as localizações de ocupação mais recente e de menor adensamento demográfico continuam relegadas desse serviço, ocasionando vulnerabilidades aos habitantes e ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, A. M. M. Fortaleza, metrópole regional: trabalho, moradia e acumulação. Fortaleza: EDUECE, 2010.

BENTO, V. R. S. Centro e periferia em Fortaleza sob a ótica das disparidades na infraestrutura de saneamento básico. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2011.

CAGECE, Companhia de Água e Esgoto do Ceará. Estudo de Impacto Ambiental e Social – EIA do programa de infra-estrutura básica em saneamento do estado do Ceará - SANEAR II. Relatório de Plano de Controle Ambiental (TOMO IV). Fortaleza, mar. de 2005.

CASTELLS, M. A questão urbana. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

IPLANCE - Fundação de Planejamento do Estado do Ceará. Revisão da política habitacional para as populações de baixa renda. Fortaleza, 1978.

IBGE. Censo Demográfico 1991 – Resultados do Universo: bairros de Fortaleza. Fortaleza: IBGE, Unidade estadual do Ceará, supervisão de base operacional, 1991.

______. Censo Demográfico 2000 – Agregados de setores censitários. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

______. Censo Demográfico 2010 – Agregados de setores censitários. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Caracterização e Quadros de Análise Comparativa da Governança Metropolitana no Brasil: arranjos institucionais de gestão metropolitana (Componente 1) Região Metropolitana de Fortaleza. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro: IPEA, 2015.

JACOBI, P. R. Movimentos sociais e políticas públicas: demandas por saneamento básico e saúde. São Paulo, 1974-1984. São Paulo: Cortez, 1989.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. 5. ed. Trad. Eduardo Farias, São Paulo: Centauro, 2001.

LOJKINE, J. O Estado capitalista e a questão urbana. São Paulo: M. Fontes, 1982.

PONTE, S. R. Fortaleza Belle Époque: reforma urbana e controle social 1860-1930. 4 ed. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2010.

SANESUL. O sistema de abastecimento de água. Disponível em: <http://www.sanesul.ms.gov.br/default.aspx?tabid=200> acesso em: 17 set. 2010.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2005.

SILVA, J. B. Quando os incomodados não se retiram: uma análise dos movimentos sociais em Fortaleza. Fortaleza: Multigraf, 1992.

SINGER, P. O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, E. A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alfa-Ômega, 1982.

SOUZA, M. S. Meio ambiente urbano e Saneamento Básico. In: Mercator – Revista de Geografia da UFC, ano 01, número 01, pp 41 –52, Fortaleza, 2002.

VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 1998.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

SILVA BENTO, V. R. da. CONTRASTES SOCIOESPACIAIS DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM FORTALEZA (1991-2010). Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 157–171, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6872. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos