INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Autores

  • Kaio Santos Diniz

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino, Geografia

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a importância do lúdico como instrumento de ensino da geografia - através do uso das charges - no processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso crítico das pessoas para os acontecimentos mais significativos da sociedade. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões geográficas de cunho político, ambiental, econômico e cultural? Utilizamos a criticidade do materialismo histórico dialético como método de interpretação com o objetivo de buscar compreender as charges encontradas em livros, revistas, jornais e sites. O público alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Este trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno, como também auxiliar aqueles docentes que se preocupam com o pragmatismo das aulas e com processo motivacional do estudante. Concluímos que o uso da charge é um instrumento indispensável para o desenvolvimento cognitivo do aluno, pois a aula tornou-se mais dinâmica, atrativa e interativa. Entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu o estudante através do humor, entretenimento e libertou para o censo ou consciência sobre fatos corriqueiros do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALANCHO, M. J. S.; COELHO, F. M. Motivar os alunos, criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas. 2. ed. Porto, Portugal: Texto, 1996.

FIALHO, N.N. Jogos no ensino de Química e Biologia. Curitiba: Editora IBPEX, 2007.

LESSA, David Perdigão. O Gênero textual charge e sua aplicabilidade em sala de aula. Revista Travessias, n. 01. 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora: São Paulo, Coleção Magistério 2° Grau Série Formando Professor, 1994.

MARTINS, Maria Helena Martins. O que é Leitura. 19ªEd. São Paulo: Brasileense, 1994.

MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da Aprendizagem – Contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba, Edição do Autor, 5ª ed. 2009.

PIAGET, J. Linguagem e pensamento da criança. São Paulo: Companhia Editora Forense,1970.

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca. Porto Alegre: Mediação, 2000.

SILVA, E. I.; CAVALCANTI, L. S. A mediação do ensino - aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos. Boletim Goiano de Geografia, Goiás, v.28, n.2, jul./dez. 2008, p. 141-156

SILVA, T. C.G. O interdiscurso no gênero charge: um estudo do discurso humorístico sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa. Domínio de Lingu@gem – Revista Eletrônica de Lingüística (UFU), v. 6, n.1,1º semestre de 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética - libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1994.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

DINIZ, K. S. . INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 29–41, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos