INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Autores

  • Kaio Santos Diniz

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino, Geografia

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a importância do lúdico como instrumento de ensino da geografia - através do uso das charges - no processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso crítico das pessoas para os acontecimentos mais significativos da sociedade. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões geográficas de cunho político, ambiental, econômico e cultural? Utilizamos a criticidade do materialismo histórico dialético como método de interpretação com o objetivo de buscar compreender as charges encontradas em livros, revistas, jornais e sites. O público alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Este trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno, como também auxiliar aqueles docentes que se preocupam com o pragmatismo das aulas e com processo motivacional do estudante. Concluímos que o uso da charge é um instrumento indispensável para o desenvolvimento cognitivo do aluno, pois a aula tornou-se mais dinâmica, atrativa e interativa. Entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu o estudante através do humor, entretenimento e libertou para o censo ou consciência sobre fatos corriqueiros do cotidiano.

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

DINIZ, K. S. . INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 29–41, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos