REFLEXÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Geografia, EnsinoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a interdisciplinaridade no ensino de Geografia e a importância de sua inserção na construção do conhecimento no âmbito escolar, nesse contexto aliando a ciência geográfica e a prática interdisciplinar. A interdisciplinaridade é compreendida com forma de interação recíproca entre saberes distintos e semelhantes, ferramenta amenizadora das disparidades entre disciplinas passando de uma perspectiva fragmentada da realidade para uma percepção unificada do conhecimento, sendo posta como condição primordial ao ensino de Geografia auxiliando no desenvolvimento educacional dos indivíduos. Entende-se que a interdisciplinaridade propõe uma nova postura do professor diante do conhecimento, por ser ele o norteador, que guia os passos e os olhares dos alunos as multiplicidades de saberes diferentes. Somente com uma relação entre qualidade profissional e de recursos bem fundamentados é que será possível a construção eficiente do conhecimento geográfico. Constatamos que é preciso que projetos interdisciplinares sejam realmente posto em prática saindo do discurso, para atuação no âmbito escolar, como parte do processo educativo, devendo ser objetivo do coletivo, não podendo ser um trabalho individual e fracionado.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Marcos Alan Gonçalves de [et al] (org.), Geografia ensino e pesquisa produzindo saberes. Curitiba, PR: CRV, 2012.
BRASIL, parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. 3ª Ed. Brasília: a secretaria, 2001.
CAVALCANTI, Lana de Souza, Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16ª Ed. Campinas, SP: papirus, 1998.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes, Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? Edições Loyola, São Paulo, 1979.
___________ (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
LACOSTE, Yves. A geografia isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: papirus, 1988.
LEMOS, Amália Inés Geraiges de, GALVANI, Emerson (org.). Geografia, tradições e perspectivas: interdisciplinaridade, meio ambiente e representações. 1ed. Buenos Aires: clacso; São Paulo expresso popular, 2009.