CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES

Autores

  • Maria Clélia Lustosa Costa

Palavras-chave:

Códigos de Posturas, Tratados de Higiene Pública, teorias médicas, cidade, espaço urbano

Resumo

A difusão de teorias médicas e hábitos europeus entre as elites locais tiveram efeitos significativos na ordenação das cidades brasileiras. Essas ideias orientaram às técnicas de organização do espaço urbano, as intervenções sobre natureza e a elaboração de regras para localização e construção das cidades. A normatização dos espaços e das edificações era regulamentada pelos Códigos de Posturas, fundamentados em Tratados de Higiene Pública. Este artigo aborda a mudança da mentalidade ocidental e o impacto no pensamento médicohigienista na organização do espaço urbano, especialmente em relação à legislação urbana. Demonstra, a partir da análise dos Códigos de Posturas de Fortaleza, a maneira como o discurso higienista do século XIX, disciplinou não apenas o espaço coletivo, os espaços de circulação, mas também o espaço privado, a forma das habitações. O pensamento médico influenciou a legislação urbana, mas em algumas vezes, foi simplesmente incorporado, sem adaptação a realidade dos países de cultura e clima diversos, provocando exageros e efeitos contrários à saúde pública. Para entender a influência destas ideias foram analisados os Tratados de Higiene Pública que indicavam normas, posteriormente incorporadas pelos Códigos de Posturas de Fortaleza. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL (filho), Thomaz Pompeo de Sousa. Importância da vida Humana como Factor da riqueza. In: Revista da Academia Cearense, Fortaleza : Typ. Studart, 1896.

CÂMARA, Gabriel, Alcides Raposo. As condições necessárias as habitações da cidades para que sejam salubres. Tese apresentada e sustentada para obtenção do grau de doutor em Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, Salvador, 26.11.1860.

CAMPOS, Eduardo. A Fortaleza Provincial: Rural e Urbana. Fortaleza : Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, 1988.

CARVAIS, Robert. La maladie, la loi et les moeurs. In: SALOMON-BAYET, Claire (org.) - Pasteur et la révolution pastorienne. Paris, Payot, 1986.

CASTRO, José Liberal. Contribuição de Adolfo Herbster à forma urbana da cidade da Fortaleza. Revista do Instituto do Ceará. ANNO CVIII, Fortaleza, 1994. CASTRO, 1994, p. 81-82.

CASTRO, José Liberal. Arquitetura do ferro no Ceará Revista do Instituto do Ceará. ANNO CVI, Fortaleza, 1992. http://www.institutodoceara.org.br/revista/Revapresentacao/RevPorAno/1992/1992-ArquiteturadeFerronoCeara.pdf

CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: Editora UFSC, 1999.

CLAVAL, Paul. A volta do cultural na geografia humana, Fortaleza: Mercator. Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, ano I, n. 1, 2002.

COSTA, Maria Clélia Lustosa A cidade e o pensamento médico: uma leitura do espaço urbano. Fortaleza: Revista Mercator, 2009

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

LUSTOSA COSTA, M. C. . CÓDIGOS DE POSTURAS E OUTRAS LEIS DISCIPLINANDO A CIDADE E SUAS EDIFICAÇÕES. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 06–36, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6861. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos