A EMPRESA COMO AGENTE MULTIPLICADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A REDE HOTELEIRA DE JERICOACOARA-CE EM DESTAQUE

Autores

  • Ariela de Macedo Ricardo

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gestão, Progresso

Resumo

A empresa e sua participação na questão ambiental são de suma importância, pois é considerada um agente multiplicador no progresso da Educação Ambiental. Muitas empresas descobriram que seus funcionários apresentam mudanças de conduta através da presença de programas relacionados ao meio ambiente, trazendo assim, melhorias para a empresa. O objetivo deste artigo é analisar como a questão da E.A é trabalhada dentro das empresas, com o foco na rede hoteleira de Jericoacoara-CE, sendo justificada pelo fato da importância da Gestão Ambiental nas empresas, como fortalecedor no
processo gradativo da Educação Ambiental. A metodologia técnica utilizada na pesquisa foi: a entrevista e a observação direta em 12 estabelecimentos
hoteleiros de Jericoacoara-CE escolhidos aleatoriamente. Em resultado destas premissas, apesar de todos os benefícios, os temas relacionados à Gestão
Ambiental nas empresas, ainda são deficitários, devido principalmente, a insuficiência do quadro de profissionais qualificados para orientação da comunidade e o acesso precário de informações da mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARVALHO, Vilson Sérgio de. A Ética na Educação Ambiental e a Ética da Educação Ambiental. In: MACHADO, Carly; SANCHEZ, Celso; FILHO, Sérgio Anastácio; CARVALHO, Vilson Sérgio de; DIAS, Zilma Pereira (Orgs.). Educação ambiental consciente. 2.ed. Rio de Janeiro: Walk, 2008. p. 29 –47.

DIAS, Genebaldo Freire. Atividades Interdisciplinares de educação ambiental: praticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2006.

DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: A conexão necessária. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PREDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação ambiental empresarial no Brasil. São Carlos: RiMa Editora, 2008.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

MACEDO RICARDO, A. de . A EMPRESA COMO AGENTE MULTIPLICADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A REDE HOTELEIRA DE JERICOACOARA-CE EM DESTAQUE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 84–94, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6857. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos