POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E SUSTENTABILIDADE SOCIOCULTURAL: O CASO DOS PATAXÓ NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Autores

  • Clébia Rodrigues de Carvalho

Palavras-chave:

Pataxó, “resgate de cultura”, índio turístico, políticas públicas de turismo e sustentabilidade sociocultural

Resumo

É sabido que, em meados da década de 1990, no extremo sul da Bahia, na região turística “Costa do Descobrimento”, vivem os índios Pataxó. A atividade  conômica do turismo teve e continua tendo um enorme papel no desenvolvimento socioeconômico e cultural dessa região e particularmente para essa comunidade, quando o município de Porto Seguro e seus arredores receberam um enorme fluxo de turistas nacionais e estrangeiros, fortalecendo o segmento do turismo de massa, que se caracteriza pela procura por locais de praia e sol. Em contrapartida, a população indígena Pataxó observara que manter viva a sua cultura poderia servir como um meio de sustentabilidade sociocultural para o próprio grupo étnico, uma vez que o turismo quando planejado, pode contribuir para o “resgate da cultura”, pelo fato de estimular a divulgação e manutenção de suas tradições, a qual foi concretizada pela criação da Reserva da Jaqueira, instituída em 1998.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, V. J. Turismo – fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 2002.

BENI, M. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2006.

BRASIL, Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil: Sustentabilidade Sociocultural – Princípio Fundamental. Brasília, DF, 2006.

______. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007. Brasília, DF, 2003.

CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

CARVALHO, C. R. de. Os Impactos Socioambientais do Turismo na “Costa do Descobrimento” – BA: O caso de Porto Seguro e arredores. São Paulo, 2003. TGI (Trabalho de Graduação Individual). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

CORIOLANO, L. N. M. T. Do local ao global: O turismo litorâneo cearense. Campinas, SP: Papirus, 1998.

CRUZ, R. de C. A. da. Geografias do Turismo: de lugares a pseudolugares. São Paulo: Roca, 2007.

________. Políticas de Turismo e Território. São Paulo: Contexto, 2002.

CRUZ, R. de C. A. da; SANSOLO, D. G. (2003). Plano Nacional do Turismo: Uma análise crítica. Disponível na internet. Acesso em 15 de

abril de 2014.

FURLAN, S. A. Ecoturismo do sujeito ecológico ao consumidor da natureza. In: RODRIGUES, A. B. (Org.). Ecoturismo no Brasil: possibilidades e limites. São Paulo: Contexto, 2003, p. 54-74.

GRÜNEWALD, R. de A. Os Índios do Descobrimento: tradição e turismo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001.

_____. Turismo e o ‘resgate’ da cultura Pataxó. In: BARRETO, M.; BANDUCCI JR., A. (Orgs.). Turismo e identidade local: Uma visão antropológica. Campinas – SP: Papirus, 2001, p. 127-148.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Orgs.). A invenção das tradições. Trad. Celina C. Cavalcante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

RODRIGUES DE CARVALHO, C. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E SUSTENTABILIDADE SOCIOCULTURAL: O CASO DOS PATAXÓ NO EXTREMO SUL DA BAHIA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 48–68, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6855. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos