A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO LOCAL E CAPITAL SOCIAL NO ASSENTAMENTO 10 DE ABRIL EM CRATO-CE

Autores

  • Pedro José Rebouças Filho
  • Denis Fernandes Alves
  • Francisco Do O' Lima Júnior
  • Alan Micael Oliveira Sales

Palavras-chave:

Capital Social, Desenvolvimento Local, Assentamento 10 de Abril

Resumo

O aumento do PIB não significa necessariamente que haverá melhor qualidade de vida em termos de saúde, educação e mais liberdade de opções. O desenvolvimento local se materializa no momento em que determinada localidade age em busca do desenvolvimento, liderado pelos próprios autores locais. Quando o conceito de desenvolvimento local é utilizado como sinônimo da negociação, da convergência e principalmente da cooperação, este pode ser relacionado com a ideia de Capital social, o qual é deduzido por Abramovay (2000) como o nível de relações envolvendo pessoas, de modo que haja confiabilidade entre as mesmas. O problema é que o desenvolvimento local nem sempre significa acúmulo considerável de capital social. Sendo assim este
trabalho busca responder se o desenvolvimento local observado no Assentamento 10 de Abril (em Crato – CE, distrito de Monte Alverne) foi acompanhado por um acúmulo considerável de capital social. Para responder tal indagação foi utilizado o Índice de Capital Social – ICS, sendo que: resultados entre 0 e 0,5, significa baixo nível de acumulação de capital social; entre 0,5 e 0,8, significa médio nível; e entre 0,8 e 1,0, significa alto nível. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e qualitativa; sendo os dados de natureza primária. A tabulação dos dados assim com o cálculo do ICS foi realizada com o auxílio do Microsoft Excel 2016. Constatou-se que o Assentamento 10 de Abril apresentou acúmulo de Capital Social equivalente a 0,88, o que significa auto nível de capital social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABRAMOVAY, R. 2000. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Economia Aplicada– n° 2, vol. IV: 379-397, abril/junho 2000.

AMARAL FILHO, J. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e políticas públicas, n. 23, 2009.

_________________. Núcleos e Arranjos Produtivos Locais: casos do Ceará. VII Encontro Regional de Economia BNB/ANPEC, Fortaleza. 2002.

_________________. Desenvolvimento local e descentralização na América Latina: o caso do estado do Ceará, Brasil. 2000.

BACATTINI, G. O distrito marshalliano: uma noção socioeconômica. In: BENKO, G.; LIPIETZ, A. (Orgs.). As regiões ganhadoras. Distritos e redes: os novos paradigmas da geografia econômica. Portugal: Celta, 1994.

BARBOSA, S. K. G.; FRAGA, K. K.; SANTOS, R. N.; MELO, A. S. Capital Social sob a ótica de redes sociais de Pierre Bourdieu e a associação dos pequenos produtores rurais do engenho sítio 1, Paudalho - Pernambuco. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2016, Maceió. 54º Congresso da SOBER, 2016. v. 54.

BOURDIEU, P. The forms of capital. (1986). Cultural theory: An anthology, v. 1, p. 81-93, 2011.Disponível em:<https://www.marxists.org/reference/subject/philosophy/works/fr/bourdieuforms-capital.htm>. Acesso em 4 de Julho de 2017.

COLEMAN, J. Foundation of social theory. Cambridge mass: Harvard university. 1990.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa.4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GÜNTHER, H. Comoelaborar um questionário (série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, nº 01). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2repositorio/File/lapsam/Texto_11_-_Como_elaborar_um_questionario.pdf>. Acesso em 18 de julho de 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

REBOUÇAS FILHO , P. J. .; FERNANDES ALVES , D. .; LIMA JÚNIOR , F. D. O. .; OLIVEIRA SALES, A. M. A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO LOCAL E CAPITAL SOCIAL NO ASSENTAMENTO 10 DE ABRIL EM CRATO-CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 55–77, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6840. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos