ILHAS DE CALOR NA ZONA URBANA DO CRATO-CEARÁ NA PERSPECTIVA DO S.C.U (SISTEMA CLIMA URBANO) SOB O NÍVEL TERMODINÂMICO

Autores

  • Vinicius Ferreira
  • Joyce Ferreira
  • Cícera Celiane Januária da Silva
  • Juliana Maria Oliveira Silva

Palavras-chave:

Ilhas de Calor, Clima Urbano, Conforto Térmico

Resumo

O Sistema Clima Urbano (S.C.U) proposto por Monteiro (1976) é dividido em três subsistemas: Físico-Químico, o Termodinâmico e o Hidrometeórico. O trabalho tem como enfoque o Subsistema Termodinâmico, em que avaliar-se a formação de ilhas de calor na zona urbana do município do Crato-Ceará. Através dessa pesquisa foi possível identificar os pontos de maiores valores de temperaturas que proporcionam significativas alterações microclimáticas. A metodologia se baseou em levantamentos bibliográficos a respeito do Sistema de Clima Urbano e Ilhas de Calor, caracterização ambiental (geologia-geomorfologia, clima, solos, recursos hídricos e vegetação), levantamento das condições de temperaturas do ar em áreas específicas utilizando termohigrômetros digitais em pontos específicos em três horários distintos: 9h, 15h e 21h. Após o campo os dados foram tabulados e interpretados em tabelas e gráficos. Foram identificados que as maiores temperaturas se dão entre as 9h e 15h nos bairros mais urbanizados e com a presença de pouca vegetação e as menores temperaturas nos bairros mais próximos da escarpa da chapada do Araripe com maior altitude e vegetação mais densa, assim como a umidade. Com estudos relacionados ao clima urbano podemos identificar fatores que contribuem diretamente na alteração de microclimas locais, e perceber a importante de compreensão desses fenômenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, M. C. C. T. et al. Características das ilhas de calor em cidades de porte médio: exemplos de Presidente Prudente (Brasil) e Rennes (França). Confins [Online], n. 7, 2009. Disponível em: http://confins.revues.org/index6070.html. Acesso em 03 de agosto de 2018.

FIALHO, E. S. Estudos climáticos em sítios urbanos e rurais. In: Charlei Aparecido da Silva; Edson Soares Fialho. (Org.). Concepções e Ensaios da Climatologia Geográfica. 1ed.Dourados: Editora da UFGD, 2012, v. 1, p.83-113.

GARCÍA, M.C.M. Estudio del clima urbano de Barcelona: lá “isla de calor”. Tese de Doutorado, Universidade de Barcelona, Barcelona, 1993.

MENDONÇA, F.A. O clima e o planejamento urbano de cidades de porte médio e pequeno: proposição metodológica para o estudo e sua aplicação à cidade de Londrina/PR. (Tese de Doutorado). São Paulo:FFLCH/USP- Programa de Pós-Graduação em Geografia, 1993, 300p.

MONTEIRO, C. A. F. MENDONÇA, F. Clima Urbano. São Paulo: Contexto, 2011. 2ª edição.

MONTEIRO, C. A. F. Teoria e Clima Urbano. Série Teses e Monografias, nº25.São Paulo: Instituto de Geografia/USP, 1976.181p

MOURA, M. O; ZANELLA, M. E, SALES, M. C. L. Conforto Térmico em FortalezaCE. Revista da ANPEGE. , v.6, p.177 - 189, 2010.

MOURA, M.O. O clima urbano de Fortaleza sob o nível do campo térmico. (Dissertação de Mestrado). Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em

Geografia/UFC, 318p.2008.

SANTOS, T. O. Identificação de Ilhas de Calor em Recife-PE por Meio e Sensoriamento Remoto e Dados Meteorológicos de Superfície. 2011. 90 f.

Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Rural Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em:

. Acesso em: 06 ago. 2018.

SILVA, J. M. O. Geotecnologias Aplicadas ao Estudo do Clima Urbano. Anais do XII Simposio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Goiania-GO. p1465-1476, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

FERREIRA, V. .; FERREIRA , J. .; JANUÁRIA DA SILVA, C. C.; OLIVEIRA SILVA, J. M. . ILHAS DE CALOR NA ZONA URBANA DO CRATO-CEARÁ NA PERSPECTIVA DO S.C.U (SISTEMA CLIMA URBANO) SOB O NÍVEL TERMODINÂMICO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 371–387, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6832. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos