O ESTRANHO TERRITÓRIO DA CANA E A MULTITERRITORIALIDADE CAMPONESA NO TRIÂNGULO MINEIRO
Palavras-chave:
Agronegócio, Campesinato, Lavoura Canavieira, Territorialização, Triângulo MineiroResumo
Diante da trajetória de modernização e dos processos que marcam o desenvolvimento do agronegócio no Triângulo Mineiro, como a formação do Complexo Agroindustrial do Centro-sul e o avanço do setor sucroenergético nas áreas de Cerrado do Brasil Central, o presente artigo tem como objetivo apresentar as bases que proporcionaram o crescimento das lavouras de cana-de-açúcar no oeste de Minas Gerais nesse primeiro quarto de século, demonstrando como a territorialização dessa nova “frente canavieira” e dos grupos que a compõem são importantes para entendermos os atuais processos de desterritorialização e reterritorialização do campesinato nesse território. Desse modo, observa-se que os modos de reprodução e estrutura/organização do setor trazem estranhamento e constituem importantes influências para os processos de territorialização – desterritorialização – reterritorialização (TDR’s) vivenciados pelos camponeses do Triângulo Mineiro, o que nos permite concluir que a (re)produção do território camponês está diretamente relacionada com as diretrizes e condicionantes trazidas pelo modelo empregado nas agroindústrias.
Downloads
Métricas
Referências
CAMPOS, Natália Lorena. Redes do agronegócio canavieiro: a territorialização do grupo Tércio Wanderley no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. 2014. 209 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
COSTA, Francisco de Assis; CARVALHO, Horácio Martins de. Campesinato. In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária no Brasil 9: Interpretações sobre o camponês e o campesinato. São Paulo: Expressão Popular, 2016. Cap. 1. p. 23-34.
ELIAS, Denise. Globalização e Agricultura: A região de Ribeirão Preto - SP. São Paulo: Edusp, 2003. 400 p.
FREDERICO, Samuel. O novo tempo do Cerrado: Expansão dos fronts agrícolas e controle do sistema de armazenamento de grãos. São Paulo: Annablume, 2010.
GRAZIANO DA SILVA, J. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: Unicamp, 1996.
GRAZIANO DA SILVA, J. O que é questão agrária. São Paulo: Brasiliense S.A., 1980.
GUEDES, Sebastião Neto Ribeiro; GALLO, Zildo; MARTINS, Lúlia A. Toledo Piza. Passado, presente e futuro da agroindústria canavieira do Brasil: Uma reflexão a partir da perspectiva do desenvolvimento sustentável. In: MORAES, Márcia Azanha Ferraz Dias de; SHIKIDA, Pery Francisco Assis (Org.). A agroindústria canavieira no Brasil: Evolução, desenvolvimento e desafios. São Paulo: Atlas, 2002. p. 311-319.
HAESBAERT, R. Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2002.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" à multiterritorialidade. 3 ed. Rio de Janeiro, 2007.
HOUTART, François. La Agroenergía: Solución para el clima o salida de la crisis para el capital. Habana: Ruth Casa, 2009.
MARTINS, José de Souza. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993.
MENDES, Heitor Nascimento. Expressões territoriais camponesas da comunidade Boa Esperança/Frutal (MG): os equilíbrios da unidade camponesa frente ao avanço do agronegócio canavieiro. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Cap. 5. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20805>. Acesso em: 31 jul. 2018.
MOREIRA, Roberto José. Ruralidades e globalizações: Ensaiando uma interpretação. In: MOREIRA, Roberto José (Org.). Identidades sociais: Ruralidades no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Dp&a, 2005. Cap. 1. p. 15-40.
PEREIRA, G. T. V. O setor alcooleiro: da rígida intervenção ao processo de regulamentação. 2007. 85 f. Monografia. Departamento de Ciências econômicas, UFSC/ Florianópolis, 2007.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 1997.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 20. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011 [2000].
SAQUET, Marcos A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
SOUZA, Andrezza Gomes de. A territorialização do agronegócio canavieiro em Frutal - MG. 2012. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. O mundo rural como um espaço de vida: Reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ufrgs, 2009.