ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS DA PORÇÃO CENTRAL DO ESTADO DO TOCANTINS: ÊNFASE NOS ASPECTOS DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE BREJINHO DE NAZARÉ
DOI:
https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.147-153Palavras-chave:
Uso e ocupação da Terra, Sensoriamento Remoto, Transformações AmbientaisResumo
O presente trabalho refere-se à análise das transformações ambientais da porção central do estado do Tocantins, dando-se ênfase aos aspectos de Uso e Ocupação da Terra do município de Brejinho de Nazaré entre os anos de 1985 a 2015. Neste sentido tem como principal objetivo verificar as transformações que ocorreram no ambiente do município em questão, relacionados aos diferentes modos de Uso e Ocupação da Terra. Como método optou-se pelas técnicas de Sensoriamento Remoto onde fez-se uso de imagens de satélites Landsat, sensor TM (Thematic Mapper) dos anos de 1985, 1995 e 2005 e do sensor OLI (Operational Land Imager) do ano de 2015, ambas com resolução espacial de 30 metros, obtidas gratuitamente via site do USGS - United States Geological Survey. Os softwares utilizados foram QGIS versão 2.18.2, Spring versão 5.5 do INPE e o ArcGis Desktop versão 10.5.1 da ESRI. De maneira geral, os resultados proporcionaram observar significativas transformações ambientais no município de Brejinho de Nazaré em decorrência do Uso e Ocupação da Terra, no período em questão, destacando-se principalmente a redução da vegetação de Cerrado em prol das atividades agropecuárias desenvolvidas. Destaca-se também a importância do uso das técnicas de Sensoriamento Remoto para analisar a evolução das transformações ambientais e os aspectos de Uso e Ocupação da Terra como ferramenta de gestão ambiental e planejamento de uso, que pode ser utilizado pelos gestores locais.
Downloads
Métricas
Referências
BRITO, J. L. S.; PRUDENTE, T. D. Análise temporal de uso do solo cobertura vegetal do município de Uberlândia-MG, utilizando imagens ETM+ LANDSAT 7. Revista Sociedade e Natureza, v.17, 2005. P 37-46. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v17-2005-9164
FERNANDES, M. D. OLIVEIRA, G. H. G. NOBRE, B. A. Sensoriamento Remoto e SIG aplicado no uso e ocupação do solo na bacia do rio são Lamberto no norte de Minas Gerais. <http://unimontes.br/arquivos/2012/geografia_ixerg/eixo_politica_meio_ambiente/sensoriamento remoto_e_sig_aplicado_no_uso_e_ocupacao_do_solo_na_bacia_do_rio_sao_lamberto_no_nor.pdf>
MOREIRA, M. A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e metodologias de aplicação. Viçosa - MG: 2. Ed, UFV, 2003.
NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento Remoto: princípios e aplicações. São Paulo - SP: Blucher, 2008.
RUFO, L. T.; CRISTO, S. S. V. DE. Sensoriamento remoto aplicado na análise do uso e ocupação da bacia hidrográfica do Córrego Titira. Porto Nacional – TO: Interface, 2014.
SANTOS, A. B; PETRONZIO, J. A. C. Mapeamento de uso e ocupação do solo do município de Uberlândia-MG utilizando técnicas de Geoprocessamento. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba – PR: INPE, 2011. p.6185.
SILVA NETO, A. A. CRISTO, S. S. V de. Análise do uso e ocupação da bacia hidrográfica do córrego São João através de técnicas do Sensoriamento Remoto, Porto Nacional – Tocantins. Porto Nacional – TO: Monografia de Especialização, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.