ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
Palavras-chave:
Escoamento superficial, Impermeabilização do solo, Centros urbanosResumo
A região da Ponta D'areia, localiza-se na cidade de São Luís, e possui um grande percentual de área urbanizada, principalmente por possuir ao decorrer das décadas uma grande especulação imobiliária, acarretando assim uma alta densidade populacional no local, além da instalação de edifícios de alto padrão, ocasionando a impermeabilização do solo. O processo de impermeabilização do solo ocasiona o aumento do escoamento superficial das águas pluviais, a ocupação e impermeabilização dessas áreas, ocasionadas pela ocupação de grandes edifícios e aplicação de asfalta sem áreas verdes, é uma das principais causas de alagamento em grandes centros urbanos, esse processo ocorre devido à alta impermeabilização do solo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a impermeabilização na área do bairro península da Ponta D’areia através de ambiente Sistema de Informação Geográficas-SIG, demostrando a correlação temporal da ocupação urbana da península no decorrer dos anos através de imagens dos anos (1967, 1988 e 2014) correlacionando com a classificação do uso do solo através da categorização (solo permeável e solo impermeável), possibilitando assim uma análise mais coesa das consequências na impermeabilização do solo. Dentre os resultados obtidos destacam-se no ano de 1967 que o solo possuía uma permeabilidade de 98,7 %, enquanto no ano de 1988 essa porcentagem caiu para 70,62%, e posteriormente no ano de 2014 passou para menos da metade possuindo um percentual de 43,17. Demostrando que a impermeabilização do solo se faz muito presente na área de estudo.
Downloads
Métricas
Referências
FONTES; A. R. M.; BARBASSA, A. P. Diagnóstico e Prognóstico da Ocupação e da Impermeabilização Urbana. RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, São Paulo, v. 8, n.2, abr/jun 2003. p. 137 – 142.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. CENSO DEMOGRÁFICO, 2010, Brasília: IBGE, online. Disponível em . Acesso em abril. 2018.
LEE, J.G.; HEANEY, J.P. Estimation of urban imperviousness and its impacts on stormwater systems. Journal of Water Resources Planning and Management, 2003.
Massulo, Y. A. G et al. ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA LAGOA DA JANSEN-MA. V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2014. Disponível em: . Acesso em 05 de julho de 2018.
MEIRELES, M. M. História do Maranhão. 3 ed. São Paulo: Siciliano, 2001.
PAIVA, E. K. G. Evolução da forma urbana de São Luís-MA: uma análise iconográfica. São Luís: 2007.
PEREIRA, Ediléa Dutra. Avaliação da vulnerabilidade natural a contaminação do solo e do Aquífero do Reservatório Batatã, São Luís - MA. Tese (doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências exatas. Unesp; Rio Claro, 2006.
SANTOS, L. E. N. Estratégias do Capital na produção do espaço urbano de São Luís: sobre verticalização e desigualdades socioespaciais 2000-2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.