ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO
Palavras-chave:
Geodiversidade, Geologia, GeomorfologiaResumo
A geodiversidade é o somatório dos patrimônios geológico, geomorfológico e pedológico, os quais possibilitaram o desenvolvimento das sociedades ao fornecer importantes recursos naturais (solos férteis e água potável etc.). Esses patrimônios se apresentam ainda como matéria-prima para o ensino de geociências, desenvolvido tanto em instâncias formais quanto informais da educação, se notabilizando, como uma significativa estratégia de geoconservação ao promover direta e indiretamente o conhecimento, a valorização e a proteção dos elementos abióticos do patrimônio natural. A Região Metropolitana do Cariri (RMC), instituída em junho de 2009, é composta por 9 municípios que apresentam diferentes índices de crescimento populacional e correlatos níveis de expansão urbana e ocupação de áreas outrora classificáveis como ambientalmente conservadas, fomentando um complexo quadro de problemáticas ambientais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um conjunto de metodologias participativas, as quais, em parte, já vem sendo desenvolvidas, em outra parte, precisam ser fomentadas nas diversas formas de se fazer ensino de geociências no contexto territorial da RMC. Metodologicamente, em gabinete foram realizadas análises e levantamentos bibliográficos e cartográficos sobre as temáticas e a RMC; e em campo e laboratório, com o registro e análise da realização de metodologias participativas.
Downloads
Métricas
Referências
BANDEIRA, A. P. N.; NUNES, P. H. S.; LIMA, M. G. S. Gerenciamento de riscos ambientais em municípios da Região Metropolitana do Cariri (Ceará). Ambiente & Sociedade, v. 19, n. 04, p. 65-84, 2016.
BÉTARD, F.; PEULVAST, J-P.; MAGALHÃES, A. O.; CARVALHO NETA, M. L. e FREITAS, F. I. Araripe Basin: A Major Geodiversity Hotspot in Brazil. Geoheritage. DOI 10.1007/s12371-017-0232-5, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316989126_Araripe_Basin_A_Major_Geodiversity_Hotspot_in_Brazil.Acesso em: 12 Mai. 2018.
CEARÁ. Casa Civil. Lei Complementar nº 78, de 26 de junho de 2009. Dispõe sobre a criação da Região Metropolitana do Cariri, cria o Conselho de desenvolvimento e Integração e o fundo de Desenvolvimento e integração da Região Metropolitana do Cariri – FDMC, altera a composição de Microrregiões do Estado do Ceará e dá outras providências. Fortaleza: DOE publicado em 03 de julho de 2009. Série 3, Ano I, n. 121. Caderno 1/2.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama dos Municípios do Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/panorama. Acesso em: 12 Mai. 2018.
NASCIMENTO, D. C. Região Metropolitana do Cariri – CE: um cenário de incertezas quanto à gestão, planejamento e finalidades. Anais do XI Encontro Nacional do ANPEGE, 2018. Disponível em: www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/20/560.pdf. Acesso em 04 jun. 2018.
NASCIMENTO, D. C.; CHACON, S. S. Sustentabilidade na Região Metropolitana do Cariri – RMC: análise a partir dos objetivos de desenvolvimento do milênio – ODMs. Sociedade e Natureza, v. 28, n. 3, p. 443-456, 2016.
SANTOS, V. M. N.; JACOBI, P. R. Educação, ambiente e aprendizagem social: metodologias participativas para geoconservação e sustentabilidade. Revista Brasileia de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 522-539, 2017.
SILVA, A. F; OLIVEIRA, R. J. J. Aula de Campo como Prática de Ensino-Aprendizagem na Escola. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luís-MA, 2016.
SOUZA, A. S.; FURRIER, M.; VALADARES, D. N.; NÓBREGA, W. R.; SANTOS, A. D. G. A geomorfologia: uma reflexão conceitual. Cadernos do Logepa, v. 8, n. 1‐2, p. 37‐53, jan./dez. 2013.
VIEIRA, A. B. e CUNHA, L. Património Geomorfológico: tentativa de sistematização. Actas do III Seminário Latino Americano de Geografia Física, Puerto Vallarta (MEX): 2004.