Mapeando deslocamento dos povos indígenas romeiros em Juazeiro do Norte, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.12800

Palavras-chave:

Romarias Indígenas, Religião, Mapeamento

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo apresentar os resultados advindos de um projeto de extensão, apoiado pela Universidade Regional do Cariri, a respeito dos deslocamentos e circuitos ritualísticos dos povos indígenas nas romarias de Juazeiro do Norte-CE. O foco do projeto foi mapear as diferentes etnias indígenas do Nordeste que se deslocam para as romarias na referida cidade. A formação socioespacial desse município tem suas bases ligadas à religiosidade alicerçada no catolicismo popular que provocou um contínuo e significativo adensamento populacional a partir do fenômeno das romarias. As romarias se iniciaram no final do século XIX, ampliando o fluxo de pessoas para a cidade. Os indígenas romeiros, sempre participaram desses movimentos, protagonizando deslocamentos e circuitos ritualísticos, no entanto, a presença destes raramente foi alvo de pesquisas. Nesse sentido, à luz de referencial teórico e informações geográficas obtidas em trabalho de campo, produção cartográfica sobre o deslocamento dos povos indígenas para romarias de Juazeiro do Norte, possibilitando uma análise socioespacial das presenças destes povos. As informações levantadas por meio desse contato, foram unidas à pesquisa bibliográfica realizada, proporcionando o mapeamento e as discussões que apresentamos neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cassio Expedito Galdino Pereira, UFPE

Doutorando em Geografia (Universidade Federal do Pernambuco). Possui mestrado em Geografia Humana (Universidade de São Paulo) e graduação em Geografia (Universidade Regional do Cariri). Vice-líder do grupo de pesquisa CNPq IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino, vinculado a Universidade Regional do Cariri. Integrante do grupo de pesquisa CNPq Geografia e Criatividade e do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER), ambos da Universidade Regional do Cariri.

Maria Raynara de Brito Macedo

Discente do curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa Espaço Urbano e Cultura (LEPEUC), ambos pertencente a URCA.

Fabiana Gonçalves de Souza, URCA

Discente do curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Bolsista de Iniciação Científica (Funcap). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa Espaço Urbano e Cultura (LEPEUC), ambos pertencente a URCA.

Francisco Joedson da Silva Nascimento, Secretária de Educação do Ceará

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor efetivo da Rede Pública Estadual do Ceará. Mestre em Geografia também pela UFG e graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidade (LAGENTE) do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da UFG e Laboratório Quatro Elementos (URCA). Integrante da coordenação da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará - FEPOINCE, atuando principalmente no movimento indígena da região do Cariri cearense.

Emerson Ribeiro, URCA

Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (2000) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Com Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e pós-doutorado no IGOT- ULISBOA (2024). Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri URCA/CE, professor do programa de Mestrado ProfGeo-URCA e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Diretório de Pesquisa (CNPq) Geografia e Criatividade e coordenador do Laboratório Quatro Elementos (4EL) .

Referências

BARBOSA, G. M. História de uma hóstia. In: ARAÚJO, R. Juazeiro do Padre Cicero. Antologia. Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote, 1994.

BENITES, F. J. SILVA, E. H. O índio “integrado” e “assimilado”: a construção de estereotipos sobre os indígenas no Nordeste do Brasil. Geoconexões (online), v.1, n.2, p. 84-102, 2021.

CASTI, Emanuela. Cartographie. In: LÉVY, Jacques; LUSSAULT, Michel (Org.). Dictionnaire de la Géographie et de l’espace des societies. Paris: Belin, 2003. P.134-135. Tradução de trabalho de Fernanda Padovesi Fonseca e Jaime Tadeu Oliva.

CRAMPTON, J.; KRYGIER, J. Uma introdução à cartografia crítica. In: ACSELRAD, H. (Org.). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: UFRJ-IPPUR, 2008. p. 85-111.

FARIAS, A. de. História do Ceará. Fortaleza, 5ª edição, 2009.

MURA, C. Circuitos Rituais e fluxos interétnicos no Nordeste. In: 32º Encontro Anual da ANPOCS - Hotel Glória, 27 a 31 de outubro, Caxambu, Minas Gerais, Brasil. ANPOCS 2008, Caxambu. Anais do 32º Encontro Anual da ANPOCS, 2008.

MURA, C. Todo mistério tem dono! Ritual, política e tradição de conhecimento entre os Pankararu. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.

OLIVEIRA, J. P. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

OLIVEIRA, J. P. Uma Etnologia Dos “Índios Misturados”? Situação Colonial, Territorialização E Fluxos Culturais. MANA, v. 4, n. 1, p. 47-77, 1998.

OLIVEIRA, P. W. A. de. SER-TÃO romeiro: a memória hierofânica do catolicismo popular sertanejo e sua espacialização em Juazeiro do Norte – CE. 2019. 207 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

PALSKY, G. Cartographie participative, cartographie indisciplinée. L'Information géographique, v. 77, n. 4, 2013, p. 10-25.

PEREIRA, W. P. José Bonifácio e a questão indígena no projeto de construção do Estado nacional brasileiro: uma apresentação de “Apontamentos para a Civilização dos Índios Bravos do Império do Brasil” (1823). In: PAREDES, B.; et. al. O Mundo Indígena na América Latina: Olhares e Perspectivas, 2018.

SAMPAIO, J. A. L. De caboclo a índio: Etnicidade e organização social e política entre povos indígenas contemporâneos no Nordeste do Brasil: o caso Kapinawá. Cadernos do Leme, Campina Grande, v. 3, n. 2, p. 88-191, 2011.

SALVADOR, D. S. C. de O. Das perspectivas técnicas e supra-orgânicas às representacionais: Breves reflexões sobre as abordagens geográficas acerca da cultura. HOLOS, [S. l.], v. 2, p. 27–44, 2008..

SANTOS, G. V. O movimento indígena contemporâneo no contexto dos conflitos no campo. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 52, p. 323- 359, 2019.

SEEMANN, J. Carto-crônicas: uma viagem pelo mundo da cartografia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

SEEMANN, J. Mapping religious phenomena: A cultural-cartographic approach. Espaço e Cultura (UERJ), n. 36, p. 115-138, 2014.

SILVA, E. Os índios no nordeste e as pesquisas históricas: as influências do pensamento de John Monteiro. Fronteiras & Debates, v. 2, n. 1, p. 51-64, 2015.

SOUTO, R. D. Cartografia 2.0 e participação. In: SOUTO, R. D, MENEZES, P. M. L. de e FERNANDES, M. do C. Mapeamento Participativo e Cartografia Social: aspectos conceituais e trajetórias de pesquisa. Rio de Janeiro: Edição da autora (Raquel Dezidério Souto), 2021, v. 1, p. 44-59.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

EXPEDITO GALDINO PEREIRA, C.; RAYNARA DE BRITO MACEDO, M.; GONÇALVES DE SOUZA, F.; JOEDSON DA SILVA NASCIMENTO, F.; RIBEIRO, E. Mapeando deslocamento dos povos indígenas romeiros em Juazeiro do Norte, Ceará. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/geouece.v13i25.12800. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12800. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: contracolonização, terra-território, corpos e ambientes