Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Desenvolvimental

aproximações e contrapontos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10731

Parole chiave:

Davídov, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino Desenvolvimental

Abstract

Este trabalho resulta de análise sobre aproximações e contrapontos de aspectos teórico-metodológicos entre as teorias Histórico-Crítica e Desenvolvimental, no contexto da Educação. Problematizam-se as possibilidades de inter-relação entre os modos de organização do Ensino e as duas teorias, que compartilham o referencial filosófico do materialismo histórico-dialético. Realiza-se estudo bibliográfico objetivando salientar os encontros filosóficos de ambas teorias, desde Davídov (1982, 1987, 1988, 1999), Saviani (2008, 2021), Ilyénkov (2007), entre outros. Indica-se profícua aproximação entre as teorias, vislumbrando diálogos na organização do Ensino a partir da atividade de estudo, proposta pela Teoria do Ensino Desenvolvimental.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Santa Otani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu

Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel-Pr (1990). Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivai - UNIVALE (2011). Atuou na coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel nos ano de 2005 a 2015. Tem experiência na área de educação, atuando do 1ª ao 5º ano e nos Anos Finais do Ensino Fundamental com a disciplina de matemática. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu em 2023; membro do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR.

Julia Malanchen, Unioeste

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Pós-doutorado em Educação e Currículo no Institute of Education University College London em Londres no Reino Unido. Unioeste/Cascavel, mestre em Educação pela UFSC. Professora Associada no Centro de Educação, Letras e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Unioeste/Campus de Foz do Iguaçu.

Riferimenti bibliografici

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Pueblo y Educación, 1982.

DAVÍDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In: SHUARE, M. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Progreso, 1987. p. 173-193.

DAVÍDOV, V. V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico. Habana: Progresso, 1988.

DAVÍDOV, V. V. O que é a atividade de estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

GIARDINETTO, J. R. B. Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática: fundamentos teóricos e incursões pedagógicas. Jundiaí: Paco, 2021.

ILYÉNKOV. É. V. Our schools must teach how to think. Journal of Russian and East European Psychology, v. 45, n. jul./aug. 2007, p. 9-49.

LEONTIEV, A. N. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa. Livros Horizontes. 1978.

LEONTIEV, A. N. Actividade e consciência. In: VILHENA, V. M. (Org.). Práxis: a categoria materialista de prática social. São Paulo: Horizontes, 1980. p. 04-77.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática. In: V Congresso brasileiro de História da Educação. Goiânia: Vieira, UCG, 2006, p.1-10.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, 2013. p. 315-350.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental: Antologia. Livro I. Uberlândia: Edufu, 2017.

MAINARDES, J.; PINTO, A. Publicações brasileiras na perspectiva vigotskyana. Educação & Sociedade, [s. l], n. 71, p. 255-269, 2000.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PANOSSIAN, et al. Relações entre o movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, M. O. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 101-124.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 44. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-06-03

Come citare

OTANI, S.; MALANCHEN, J. Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Desenvolvimental: aproximações e contrapontos. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10731. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10731. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo