O avanço conservador na legislação brasileira e seus impactos na educação

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DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1522

Resumo

Sob a luz do materialismo histórico e dialético, o presente texto analisa os impactos do conservadorismo em ascensão no Brasil em propostas e aprovações de alteração da legislação educacional brasileira. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, este artigo apresenta algumas características do conservadorismo que fundamenta as ações sociais e políticas no Brasil; discute ações, projetos e leis de cunho conservador que pretendem alterar ou alteram a organização da oferta educacional no país. Por fim, aponta que o avanço conservador, evidenciado em propostas e aprovações de alteração da legislação, limita a formação dos estudantes e o trabalho dos professores, fatos que colaboram para uma sociedade desigual, preconceituosa e subserviente aos interesses dominantes.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

FLACH, S. de F.; DA SILVA, K. C. J. R. O avanço conservador na legislação brasileira e seus impactos na educação. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 64–83, 2019. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1522. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/1522. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Crise da educação em tempos de neoconservadorismo