Marx para crianças

é possível?

  • Maria Edna de Lima Bertoldo Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

O presente artigo busca fazer uma análise do referido livro à luz da teoria de Marx. O lançamento de livros sobre o pensamento de Marx para o público infanto-juvenil é algo recente. No Brasil, o recente lançamento do livro “O capital” para crianças despertou a ira dos inimigos do marxismo, assim como O deus dinheiro, do artista espanhol Maguma, que se baseia nos Manuscritos econômico-filosóficos de Marx para explorar o desejo insaciável do consumismo no capitalismo. Tendo em vista os interesses antagônicos, é imprescindível que as novas gerações que compõem esta numerosa classe trabalhadora tenham acesso à teoria marxiana a fim de iluminar o caminho a ser seguido. Contudo, é preciso alertar que, neste tempo de crise que atravessamos, com os desfechos da política parlamentar, sobretudo no Brasil, o marxismo tem sido combatido mediante uma abordagem vulgar que não só denigre a imagem deste grande pensador do século XIX, mas principalmente contribui para o rebaixamento do seu autêntico pensamento. Isso coloca para os defensores do marxismo a tarefa de buscar elevar o estatuto ontológico da teoria de Marx tão seriamente levada a cabo por muitos marxistas, entre os quais se destacam Lukács e Mészáros.

Biografia do Autor

Maria Edna de Lima Bertoldo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Educação pela Univesdade Estadual Paulista (UNESP).

Referências

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3 ed. Trd. Leandro Konder. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
ENGELS, F. Introdução de F. Engels para a edição de 1891. In: MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital & Salário, preço e lucro. 2. ed. São Paulo; Expressão Popular, 2010, p. 19-30.
GABRIEL, Mary. Amor & capital. Rio de Janeiro, Zahar, 2013.
HEINRICH, Michael. Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra. Vol. 1: 1818-1841. Tradução Claudio Cardinale. São Paulo: Boitempo, 2018.
LEACOCK, Eleanor Burke. Posfácio: introdução à edição estaudinense. Trad. María Gbriela Guilen Carías. In: ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3 ed. Trad. Leandro Konder. São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 225-302.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho et all. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Volume 1, livro primeiro O processo de produção do capital, tomo 1 (prefácios e capítulos i a xii). Apresentação de Jacob Gorender. Coordenação e revisão de Paul Singer. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo, Editora Nova Cultural, 1996.
MARX, K. O capital: crítica da economia política, livro I: O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo, Boitempo, 2013.
MARX, K. O capital: crítica da economia política, livro III: O processo global de produção capitalista. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo, Boitempo, 2017.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de José Carlos Bruni, Marco Aurélio Nogueira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1987.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle et all. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital. In: Trabalho assalariado e capital & Salário, preço e lucro. 2. ed. São Paulo; Expressão Popular, 2010, p. 31-67.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo, Boitempo, 2004.
MEHRING, Franz. Karl Marx: a história de sua vida. São Paulo: Sundermann, 2013.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo à teoria de transição. Tradução: Paulo César Castanheira e Sergio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
MUSTO, Marcello. O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo, Boitempo, 2018.
PONCE, A. Educação e luta de classes. Trad. José Severo de Camargo Pereira. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
RIERA, Joan R. “O capital” para crianças. Trad. Thaisa Burani. São Paulo: Boitatá, 2018. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1VrbhOs87OZp_hjuD73r7V-r1U3lrp8Cw/view. Acesso em: outubro 2018.
Publicado
2019-03-09