“Escola Sem Partido” e a negação dos clássicos

trabalho educativo e formação humana em debate

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a relação entre trabalho educativo e formação humana por meio da apropriação pelos indivíduos daquilo que a Pedagogia Histórico-Crítica denomina de conteúdos clássicos. Além disso, trata-se de apontar como o projeto “Escola Sem Partido” impacta na formação crítica dos sujeitos ao defender uma perspectiva negativa sobre a transmissão desses conteúdos. Pelo viés materialista histórico e dialético, indicam-se em suas linhas básicas, em primeiro lugar, os fundamentos da relação entre o trabalho educativo e a formação humana. Em seguida, trata-se de analisar, em linhas gerais, o projeto “Escola Sem Partido”. No terceiro momento, explicitam-se aspectos do “Escola Sem Partido” que indicam a negação, por parte do projeto, do acesso aos conteúdos clássicos, fundamentais para a formação dos seres humanos em suas máximas possibilidades.

Biografia do Autor

Pauliane Gonçalves Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, professora na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES e membro do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar”.

Vinicius Oliveira Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES e membro do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar”.

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus Araraquara), professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), líder do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar” e membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES).

Publicado
2019-08-14
Como Citar
Moraes, P., Machado, V., & Galvão, A. (2019). “Escola Sem Partido” e a negação dos clássicos. Cadernos Do GPOSSHE On-Line, 2(1), 45-63. https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1521
Seção
Crise da educação em tempos de neoconservadorismo