v. 21 n. 45 (2025): Tensões Mundiais - Edição Temática: O sono e os sonhos: experiência onírica e vida social

					Visualizar v. 21 n. 45 (2025): Tensões Mundiais - Edição Temática: O sono e os sonhos: experiência onírica e vida social

A pergunta que norteia a organização desta edição temática de Tensões Mundiais é: qual a contribuição de novas interpretações socioantropológicas do sono e dos sonhos para a saúde mental e a vida social. Os trabalhos refletem as tensões que marcam esta relação, assim como alternativas que contribuam para sua transformação, individual e coletiva. Nesta edição prestamos uma homenagem ao amigo, colaborador e conselheiro Pierre Salama, recentemente falecido.

 

Artista da edição

Carlos Décimo de Souza

Nasceu em 1961 em Camocim, Ceará.  É graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Artista autodidata, percorre um caminho criativo marcado pela paixão por cores vibrantes, elaboradas em efeitos que se assemelham a uma visão hiperampliada de pixels digitais. O resultado é uma obra de impacto visual que desperta sensações oníricas e, por vezes, psicodélicas.  A leveza visual pode aparecer de forma absoluta ou entrecortada por blocos maciços de cor em composições  quase esculturais, obtidas tanto pelo trabalho de sobreposição de camadas  de tinta acrílica, conferindo uma textura opulenta, como também pela perspectiva  que cria  efeitos de volume e profundidade.  Sem se deixar rotular por tendências, é aberto a influências de várias escolas artísticas das quais capta inspirações para traduzi-las em seu universo cromático, onde a cor e a luz se complementam de uma maneira inquietante e inesperada. Carlos é parceiro da Revista Tensões Mundiais, ele colaborou com outra obra para a Edição Temática América Central, em 2019. O artista, também, doou obras suas para a Universidade Estadual do Ceará.

 

Carlos Décimo de Souza est né en 1961 à Camocim, Ceará.  Il est diplômé en ingénierie halieutique à l'Université Fédérale du Ceará (UFC). Artiste autodidacte, il suit un parcours créatif marqué par sa passion pour les couleurs vibrantes, il crée des effets qui ressemblent à une vision hyper-agrandie de pixels numériques. Le résultat de son travail est une œuvre à l’impact visuel qui éveille des sensations oniriques et parfois psychédéliques.  Cette légèreté visuelle peut apparaître absolue ou entrecoupée de blocs de couleur massifs dans des compositions presque sculpturales, obtenues à la fois par des couches superposées de peinture acrylique, offrant une texture opulente, et aussi par une perspective qui crée des effets de volume et de profondeur.  Sans se laisser enfermer dans les tendances, il s'ouvre aux influences de diverses écoles artistiques dont il capte les inspirations pour les traduire dans son univers chromatique, où couleur et lumière se complètent de manière inquiétante et inattendue. Carlos est partenaire de la Revue Tensões Mundiais, il a collaboré avec une autre œuvre à l'édition thématique Amérique Centrale en 2019. L'artiste a également fait don de ses œuvres à l'Université d'État du Ceará.

Publicado: 03-04-2025

Editorial

  • Editorial

    Philippe Martin, Kadma Maques, Gabriel Peters
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.15490

Depoimento

  • Pierre Salama! Presente! Presente! Presente!

    Gema Esmeraldo
    23-34
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.15251

Artigo

  • Sonho como reflexividade na sociologia onírica de Bernard Lahire

    Gabriel Peters
    37-62
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.15179
  • Le sommeil d’un prince les nuits de Louis XIII enfant les nuits de Louis XIII enfant

    Philippe Martin
    63-94
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.15119
  • Sonho e Profecia na cultura evangélico-pentecostal no Brasil atual

    Marcelo Camurça
    95-111
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.13039
  • L’ethnologue dans les rêves des devins-guérisseurs malgaches

    Olivia Legrip
    113-132
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.15406
  • Entre sonhos e utopias As artes para um mundo melhor

    Paula Guerra
    133-166
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.15139
  • Sonhos guarani: antever lugares, lidar com o que não se vê

    Elizabeth Pissolato
    167-189
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.13424
  • Implicações da globalização na cultura autóctone de Moçambique

    Pedrito Cambrão, Itelio Muchisse
    191-207
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.12828

Poesia

  • A cidade, as pedras e os sonhos

    Solange Schramm, Napoleão Ferreira
    211-223
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.15252

Resenhas

  • Invenção euclidiana: a falácia do argumento de uma Canudos milenarista.

    Pedro Victor Lima
    227-238
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.13821
  • Reorganizações da violência nas democracias do sul global: o corpo das mulheres

    Vitor Mendonça Torres
    239-245
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.12492
  • Disputas pela hegemonia e guerras contemporâneas: a crescente coerção

    Guillermo A. Johnson, Marcos Antonio da Silva
    247-256
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v21i45.12691