Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49162

Palavras-chave:

Caixa Matemática Problematizadora, Formação e Prática Docente, Ensino-aprendizagem, Diálogo e Interação

Resumo

O encontro formativo e dialógico entre as autoras deste artigo, no ano de 2019, a partir da partilha das contribuições da Caixa Matemática na formação e na prática docente, possibilitou-lhes reinventá-la criativamente como Caixa Matemática Problematizadora. O objetivo deste texto é discutir as perspectivas teórico-metodológicas da dinamização da Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante nos encontros formativos presenciais e online. Nas narrativas produzidas no segundo semestre de 2020, estudantes de cursos de especialização destacam nas experiências compartilhadas com esse recurso metodológico, momentos interativos, dinâmicos e de aprendizagem matemática. Além disso, ressaltam a curiosidade e o desejo de aprender com entusiasmo e motivação os conceitos e conteúdos matemáticos entrelaçados na Caixa. Experimentar a Caixa Matemática Problematizadora na formação e na prática docente contribui para os processos de ensino-aprendizagem de matemática, numa perspectiva dialógica e interativa, que propicia desenvolver diferentes estratégias na resolução de problematizações criadas nas tessituras dos recursos compartilhados.

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Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi-BA. Professora no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba-BA. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

Jane Maria Braga Silva, Rede municipal de ensino de Juiz de Fora

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora e Coordenadora Pedagógica do ensino fundamental na rede municipal de Juiz de Fora. Integra o Grupo de Pesquisa: GREPEM/UFJF.

Neila Maria de Almeida Tomé, Rede municipal de ensino de Juiz de Fora

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Integra o Grupo de Pesquisa: GREPEM/UFJF.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

OLIVEIRA, S. A. de .; SILVA, J. M. B. .; TOMÉ, N. M. de A. . Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49162, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49162. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9162. Acesso em: 30 abr. 2024.