Avaliação de uma tecnologia leve no formato de cartilha em Terapia Capilar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3812Palavras-chave:
Tecnologia leve, Cartilha, Educação em saúde, Terapia capilarResumo
Objetivo Geral: Avaliar uma tecnologia leve no formato cartilha em Terapia Capilar. Método: Tratou-se de uma pesquisa transversal realizada em Fortaleza - CE, em 2019. Elaborou-se uma cartilha, como uma forma de orientação e promoção da saúde no que diz respeito aos mitos e verdades em relação aos cuidados do cabelo. Foram recrutadas 30 indivíduos da área da beleza e clientes de salões. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza sob o parecer n0 3.661.618. Resultados: A maioria dos entrevistados relataram que a cartilha auxiliou no esclarecimento do conteúdo proposto em todos os aspectos avaliados. Os dados foram baseados em 5 blocos de perguntas que avaliavam o conteúdo, demanda de alfabetização, gráficos, layout e tipografia, estimulação da aprendizagem e motivação. Conclusão: A pesquisa demonstrou que o instrumento escrito tem uma colaboração valorosa no desenvolvimento, conhecimento e autonomia.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, N. M. C; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva, v.16, n.7, p.361-8, 2011.
CUNHA, R. R; PEREIRA, L. S; GONÇALVES, A. S. R; DOS SANTOS, E. K. A; RADÜNZV, V; HEIDEMANN, I. T. S. B. Promoção da saúde no contexto Paroara: possibilidade de cuidado de enfermagem. Texto Contexto Enferm, v.18, n.1, p.170-6, 2009.
CZERESNIA, D; FREITAS, C. M. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: FIOCRUZ: 2017.
DAMAZIO, M. G; MAKINO, R. F. L. Terapia Capilar – Uma abordagem inter e multidisciplinar. Red publicações, São Paulo, 2007.
DRAELOS, Z. Dermatologia Cosmética: Produtos procedimentos, 1. ed., São Paulo, Ed. Santos, 2010.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-Formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 05 abr. 2019.
FREITAS, K. T; PEREIRA, S; PIMENTEL, T. T. O Estudo da colorimetria. Revista eletrônica UNIVAR, 2016.
FREITAS, A. A. S; CABRAL, I. E. O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo. Esc Ana Nery Ver. Enferm, v. 12, n. 1, p. 84-9, 2008.
HOFFMANN, T; WORRALL, L. Designing effective written health education materials: considerations for health professionals. Disabil Rehabil, v. 26, n. 19, p. 1166-73, 2004.
LIMA, A. C. M. A. C. Costa et al. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 30, n. 2, p. 181-189, 2017.
MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY E. E, ONOCKO, R. Práxis em salud um desafío para lo público. São Paulo (SP): Hucitec; 1997.
MOREIRA, M. F; NOBREGA, M. M. L; SILVA, M. I. T. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev. Bras. Enferm, v. 56, n.2, p.184-8, 2003.
NERYS, F. et al. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605 Acesso em: 20 nov. 2019.
OLIVEIRA, S. C; LOPES, M. V. O; FERNANDES, A. F. C. Construção e validação de cartilha educativa para alimentação saudável durante a gravidez. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 611-20, 2014.
PAULA, C. M. S. S. de. Alterações na ultra-estrutura do cabelo induzidas por cuidados diários e seus efeitos nas propriedades de cor. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP, 2001. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250458. Acesso em 20 de outubro 2019.
PEREIRA, J. M. Propedêutica das doenças dos cabelos e do couro cabeludo. São Paulo: Atheneu, 2001.
SILVA, D. C; ALVIM, N. A. T; FIGUEIREDO, P.A. Tecnologias leves em saúde e sua relação com o cuidado de enfermagem hospitalar. Esc Anna Nery, v.12, n. 2, p. 291-8, 2008.
SILVA, H. L; BEZERRA, F. H. G; BRASILEIRO, I. C. Avaliação de materiais educativos direcionados para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Rev. Bras. Promo Saúde, v.30, n. 3, p. 1-6, 2017.
SOUZA, V. M; ANTUNES JUNIOR, D. Ativos Dermatológicos: guia de ativos dermatológicos utilizados na farmácia de manipulação para médicos e farmacêuticos. v. 4. São Paulo: Pharmobooks, 2006.
VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção a saúde da família. São Paulo; Hucitec; 1999.
WICHROWISKI, L. Terapia Capilar uma abordagem complementar. Porto Alegre. Ed.: Alcance, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Aline Barbosa Teixeira Martins, Kélida Alves Rodrigues, Juçara Bianchi, Fabia Azambuja Pereira Salviano, Cristina de Santiago Viana Falcão, Michelli Caroline de Camargo Barboza (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.