Avaliação de uma tecnologia leve no formato de cartilha em Terapia Capilar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3812

Palavras-chave:

Tecnologia leve, Cartilha, Educação em saúde, Terapia capilar

Resumo

Objetivo Geral: Avaliar uma tecnologia leve no formato cartilha em Terapia Capilar. Método: Tratou-se de uma pesquisa transversal realizada em Fortaleza - CE, em 2019. Elaborou-se uma cartilha, como uma forma de orientação e promoção da saúde no que diz respeito aos mitos e verdades em relação aos cuidados do cabelo. Foram recrutadas 30 indivíduos da área da beleza e clientes de salões. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza sob o parecer n0 3.661.618. Resultados: A maioria dos entrevistados relataram que a cartilha auxiliou no esclarecimento do conteúdo proposto em todos os aspectos avaliados. Os dados foram baseados em 5 blocos de perguntas que avaliavam o conteúdo, demanda de alfabetização, gráficos, layout e tipografia, estimulação da aprendizagem e motivação. Conclusão: A pesquisa demonstrou que o instrumento escrito tem uma colaboração valorosa no desenvolvimento, conhecimento e autonomia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Barbosa Teixeira Martins, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta pela UNIFOR. Doutora em Ciências Médico-Cirúrgicas – UFC. Mestre em Saúde Coletiva – UNIFOR. Especialista em Fisioterapia Dermato-funcional – UNIFOR. Docente da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

 

Kélida Alves Rodrigues, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduada em Estética e Cosmética – Universidade de Fortaleza

Juçara Bianchi, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduada em Estética e Cosmética – Universidade de Fortaleza

Fabia Azambuja Pereira Salviano, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta. Mestre em Ensino na Saúde – Universidade Estadual do Ceará – UECE. Docente da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Cristina de Santiago Viana Falcão, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva – UNIFOR. Docente da UNIFOR.

Michelli Caroline de Camargo Barboza, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta. Especialista em Fisiologia do Exercício - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Docente da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Referências

ALEXANDRE, N. M. C; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva, v.16, n.7, p.361-8, 2011.

CUNHA, R. R; PEREIRA, L. S; GONÇALVES, A. S. R; DOS SANTOS, E. K. A; RADÜNZV, V; HEIDEMANN, I. T. S. B. Promoção da saúde no contexto Paroara: possibilidade de cuidado de enfermagem. Texto Contexto Enferm, v.18, n.1, p.170-6, 2009.

CZERESNIA, D; FREITAS, C. M. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: FIOCRUZ: 2017.

DAMAZIO, M. G; MAKINO, R. F. L. Terapia Capilar – Uma abordagem inter e multidisciplinar. Red publicações, São Paulo, 2007.

DRAELOS, Z. Dermatologia Cosmética: Produtos procedimentos, 1. ed., São Paulo, Ed. Santos, 2010.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-Formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 05 abr. 2019.

FREITAS, K. T; PEREIRA, S; PIMENTEL, T. T. O Estudo da colorimetria. Revista eletrônica UNIVAR, 2016.

FREITAS, A. A. S; CABRAL, I. E. O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo. Esc Ana Nery Ver. Enferm, v. 12, n. 1, p. 84-9, 2008.

HOFFMANN, T; WORRALL, L. Designing effective written health education materials: considerations for health professionals. Disabil Rehabil, v. 26, n. 19, p. 1166-73, 2004.

LIMA, A. C. M. A. C. Costa et al. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 30, n. 2, p. 181-189, 2017.

MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY E. E, ONOCKO, R. Práxis em salud um desafío para lo público. São Paulo (SP): Hucitec; 1997.

MOREIRA, M. F; NOBREGA, M. M. L; SILVA, M. I. T. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev. Bras. Enferm, v. 56, n.2, p.184-8, 2003.

NERYS, F. et al. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605 Acesso em: 20 nov. 2019.

OLIVEIRA, S. C; LOPES, M. V. O; FERNANDES, A. F. C. Construção e validação de cartilha educativa para alimentação saudável durante a gravidez. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 611-20, 2014.

PAULA, C. M. S. S. de. Alterações na ultra-estrutura do cabelo induzidas por cuidados diários e seus efeitos nas propriedades de cor. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP, 2001. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250458. Acesso em 20 de outubro 2019.

PEREIRA, J. M. Propedêutica das doenças dos cabelos e do couro cabeludo. São Paulo: Atheneu, 2001.

SILVA, D. C; ALVIM, N. A. T; FIGUEIREDO, P.A. Tecnologias leves em saúde e sua relação com o cuidado de enfermagem hospitalar. Esc Anna Nery, v.12, n. 2, p. 291-8, 2008.

SILVA, H. L; BEZERRA, F. H. G; BRASILEIRO, I. C. Avaliação de materiais educativos direcionados para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Rev. Bras. Promo Saúde, v.30, n. 3, p. 1-6, 2017.

SOUZA, V. M; ANTUNES JUNIOR, D. Ativos Dermatológicos: guia de ativos dermatológicos utilizados na farmácia de manipulação para médicos e farmacêuticos. v. 4. São Paulo: Pharmobooks, 2006.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção a saúde da família. São Paulo; Hucitec; 1999.

WICHROWISKI, L. Terapia Capilar uma abordagem complementar. Porto Alegre. Ed.: Alcance, 2007.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

MARTINS, A. B. T.; RODRIGUES, K. A.; BIANCHI, J.; SALVIANO, F. A. P.; FALCÃO, C. de S. V.; BARBOZA, M. C. de C. Avaliação de uma tecnologia leve no formato de cartilha em Terapia Capilar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3812. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3812. Acesso em: 22 nov. 2024.