Gestão escolar: práticas e repercussões no sucesso escolar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11418Palavras-chave:
Gestão Escolar, Práticas de Gestão, Modelos de gestão, Sucesso EscolarResumo
Esta discussão reporta-se ao trabalho de gestores escolares e à repercussão de suas ações pedagógicas nos resultados de instituições escolares de Fortaleza-CE, a partir de relatórios de pesquisa desenvolvidos por discentes do componente curricular Fundamentos da Gestão, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará. De natureza qualitativa, o estudo apoia-se em referenciais da pesquisa bibliográfica e documental, abordando a formação de professores para o desenvolvimento das práticas de gestão escolar. Os resultados apontam que as definições fundamentais para o sucesso escolar em seu contexto geral precisam dialogar com as principais demandas e necessidades do público-alvo de sua atuação – professores, estudantes e familiares. E ainda que diante da recorrente pressão e da busca pela eficiência, o trabalho do gestor é maximizado para o alcance dos resultados, omitindo-se, muitas vezes, os condicionantes histórico-sociais, políticos e pedagógicos da situação escolar.
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