Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10577

Palavras-chave:

Ensino, Formação de professores, Ensino de ciências, Contexto formativo

Resumo

Considerando que a constituição de saberes necessários à formação docente relaciona-se diretamente ao contexto de formação dos professores, este trabalho constitui-se como um panorama atual do contexto de formação inicial de professores no âmbito dos cursos relacionados ao ensino de ciências. Assim, objetivou-se identificar os diferentes contextos dos cursos de formação docente inicial da referida área de ensino, partindo do seguinte questionamento: quais contextos formativos constituem a formação inicial de professores nos cursos de ensino de ciências? Em relação a metodologia, estamos diante de um estudo com abordagem qualitativa do tipo revisão narrativa da literatura. Os resultados observados estão relacionados especificamente com o currículo, estágios supervisionados, programas de formação inicial à docência e contexto de inserção do futuro profissional, as práticas pedagógicas dos docentes-formadores que potencializam a interdisciplinaridade e os conhecimentos epistemológicos que influenciam de modo indireto.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grasiany Sousa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, Campus -Canindé e em Pedagogia pela Faculdade de Paraíso do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq) e Núcleo de Investigação em Avaliação em Avaliação Educacional (NiAVE/IFCE/CNPq).

Paula Trajano de Araújo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino, pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino e Formação Docente pela UNILAB/IFCE.

Natália Parente de Lima Valente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação e Professor do Instituto Federal do Ceará.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia Elétrica, professor titular e pesquisador do IFCE.

Referências

ALMEIDA, Alex Souza et al. História e Filosofia da Ciência e formação de professores de Ciências Naturais: em foco os currículos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física. REnCiMa, v. 13, n. 2, p. 1-25, 2022. Doi: 10.26843/rencima.v13n2a16. Acesso em; 23 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v13n2a16

BRANCO, Emerson Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia, v.4, n. 3. P. 58- 77, 2021. Doi: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12114. Acesso em: 23 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12114

BREMM, Daniele; SILVA, Lenice Heloísa de Arruda; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Experimentação, Ciência e Ensino: concepções e relações na formação inicial de professores do Petciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 101–123, 2020. Disponível em: https://revista.unioeste.br/index.php/. Acesso em: 20 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.24227

CARVALHO, Diego. Fogança; JUNIOR, Osmar Pedrochi. Caracterização da Aprendizagem da Docência no PIBID – Matemática Por Meio dos Relatos dos Participantes. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human, v. 19, n.4, p. 417-421, 2018. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br. Acesso em: 20 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p417-421

CASARIN, Sidnéia Tessmer et al. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health / Types of literature review: considerations of the editors of the Journal of Nursing and Health. Journal of Nursing and Health, v. 10, 30 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i5.19924 . Acesso em: 21 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i5.19924

CORRÊA PIRES, Elocir Aparecida; MALACARNE, Vilmar. Formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia para o ensino de ciências: representações dos sujeitos envolvidos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 56-78, 2018. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/. Acesso em: 16 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p56

DATTEIN, Raquel Weyh; GÜLLICH, Roquel Ismael da Costa; ZANON, Lenir Basso. Escritas reflexivas compartilhadas como estratégia de formação inicial: a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em ciências. Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 16, n. 1, p. 202–228, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.31219/osf.io/z6gx2. Acesso em: 21 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1640

FRAIHA-MARTINS, France. Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, 8 ago. 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080 . Acesso em: 20 maio 2023.

FRANÇA DE BARROS, Cleize Cristina; BARROS, Marcos Alexandre de Melo. O papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 12, n. 1, p. 05–18, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v12i1.668. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.668

FREIRE, Daiane Mota Mello; NASCIMENTO, Evelyn Nathasha Silva. Ensino de Ciências por mudança social na formação inicial de professores: fomentando a agência de sujeitos em transformação. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico- Cultural e da Atividade, v. 3, n. 1, p. 20, 2021. Disponível em: https://www.revistashc.org/. Acesso em: 20 maio 2023.

GRAFFUNDER, Karine Gehrke; CAMILLO, Cítia Moralles. Panorama nacional de perspectivas docentes para melhoria do ensino de Ciências na Educação Básica. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e475101422271, 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22271. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22271

HIDALGO, Maycon Raul. Orientações epistemológicas de professores de ciências em formação inicial: uma análise sobre as concepções de Ciências, de Ensino de ciências e suas inter-relações. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) Universidade Estadual de Maringá, 2019. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5639 . Acesso em: 21 maio 2023.

LIMA, Viviane de Almeida. A interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de licenciatura em educação do campo da área de Ciências da Natureza. Tese (doutorado em Educação em Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/251606 . Acesso em: 14 de maio de 2022.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira et al. O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 4, p. e44592, 2022. Doi: 10.47149/pemo.v.4.4592. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4592. Acesso em: 21 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4592

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro, v. 46, p. e27194–e27194, 2021. Doi: https://doi.org/10.18593/r.v46.27194. Acesso em: 21 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27194

OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi. O ensino de ciências por investigação: vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 65, 2018. Doi: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p65. Acesso em: 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p65

RAMOS, Fernanda Zandonadi. Sequência pedagógica para formação de professores de ciências e biologia. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Federal de Londrina, 2018. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem. Acesso em: 21 maio 2023.

ROSSI, Mayara; MELLO, Geison Jader. O uso e as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem dos estudantes no ensino de ciências. Enciclopédia Biosfera, v.19 n.42; p. 425, 2022. Doi:10.18677/EnciBio_2022D23. Acesso em: 23 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.18677/EnciBio_2022D23

SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Praxis Educativa, v. 13, n. 1, p. 202–218, 2018. Doi: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012. Acesso em: 21 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012

SILVEIRA, Thiago Araújo da. Análise das orientações conceituais e metas de formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Ciências. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. 2017. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7413. Acesso: 20 de maio 2022.

SOUZA, Miriam Cristina Covre. Dimensões relacionais da docência proporcionadas a estudantes da licenciatura em química da UEL. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem. Acesso em: 21 maio 2023.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2014. 328p. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

THIENGO, Lara Carlette et al. A perspectiva freireanana formação de professores de Ciências Naturais: uma revisão de literatura. Educ. Form., v. 7, 2022. Doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8047. Acesso em: 23 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8047

Publicado

2023-09-21

Como Citar

ALMEIDA, G. S. de; ALVES, P. T. de A.; VALENTE, N. P. de L.; SILVA, S. A. da; SILVEIRA JUCÁ, S. C. Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10577, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10577. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577. Acesso em: 21 nov. 2024.