Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510025

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Satisfação, Educação Física

Resumo

Objetivamos comparar o nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Realizamos uma pesquisa quali-quantitativa em duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Petrolina/PE. Uma das escolas não contemplava o Programa (escola A), a outra abrangia esse programa (escola B). Foram incluídos 274 alunos de ambos os sexos. Aplicamos um questionário validado do ISEF (Índice de Satisfação em Educação Física), posteriormente analisamos os dados de forma estatística descritiva simples através do Microsoft Excel. Houve diferença significativa entre as escolas em relação ao índice de satisfação nas aulas de Educação Física. Os alunos com acesso ao PRP possuem maior compreensão sobre a importância da Educação Física e participam ativamente das aulas. A efetivação do PRP acarretou impactos positivos no desenvolvimento dessa disciplina no currículo escolar, contribuindo para a ampliação da satisfação dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF)

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF)

Ramon da Silva Ferreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Júnior, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Membro colaborador do Núcleo de Estudos de Pessoa com Autismo (NEPA)- UFF e o do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA) - UFRJ.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Referências

ALMEIDA, J. G. A.; MORAES, A. B. L.; FERREIRA, E. L. A educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor. Revista de Educação PUC-Campinas , v. 19, n. 2, pág. 175-182, 2014. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2691

BASSANI, J. J.; TORI, D; VAZ, A. F. Educação do corpo, esporte e educação física escolar. EFArtigos, Buenos Aires, v. 2, n. 4, 2005.

BRANDOLIN, F.; KOSLINSKI, M. C.; SOARES, A. J.G. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, p. 601-610, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.29836 DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.29836

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional de Formação de Professores. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei n. 9.394. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 mar. 2023.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Utilizando análise temática na psicologia. Pesquisa qualitativa em psicologia, v. 3, n. 2, pág. 77-101, 2006.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 18, n. 1, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100006

DARIDO, S. C. Princípios de ensino para a Educação Física na escola. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

FARIA, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393

FERREIRA, M. L. S.; GRAEBNER, L.; MATIAS, T. S. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a prática, v. 17, n. 3, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25587 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25587

FOLLE, A.; POZZOBON, M. E.; BRUM, C. F. Modelos de ensino, nível de satisfação e fatores motivacionais presentes nas aulas de Educação Física. Journal of Physical Education. v. 16, n. 2, 2005.

FREITAS, M. C.; FREITAS, B. M.; ALMEIDA, D. M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

MILANI, A. G. Os valores nas aulas de Educação Física: limites e possibilidades na percepção dos alunos participantes do programa Residência Pedagógica. 2020. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Instituto de Biociências/ Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Rio Claro, 2020.

JUCÁ, L. G.; LIMA, G. A.; MELO, J. R. S. Metodologias inovadoras nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022.

LIMA, G. A. Aspectos didático-pedagógicos do basquetebol na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324608-e324608, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4608 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4608

MILLEN NETO, A. R. et al., Evasão escolar e o desinteresse dos alunos nas aulas de Educação Física. Pensar a Prática, v. 13, n. 2, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.7559

MOURA, D. L.; SOARES, A. J. G. Cultura e Educação Física: uma análise etnográfica de duas propostas pedagógicas. Movimento, v. 20, n. 2, p. 687-709, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.40533 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.40533

NISTA-PICCOLO, V. L.; VECHI, R. L. Educação Física Escolar na perspectiva da teoria: “Ensinar para a compreensão”. PAULA, P. et al. In: O ensino para a compreensão: a importância da reflexão e da ação no processo de ensino-aprendizagem. Vila Velha: Hoper, 2006.

OLIVEIRA, S. M. S.; ARAÚJO, F. M. L.; SILVA, C. D. M. A prática como lócus de produção de saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas. Educação & Formação, v. 6, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885

PIZANI, J. et al., (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 38, p. 259-266, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.010

QUEIROZ, L. C.; SOLERA, B.; SOUZA, V. F. M.; Dos entraves à busca por novos caminhos no planejamento da educação física escolar: residência pedagógica como uma ação participativa. Formação docente. Belo Horizonte, v. 13, n. 26. 2021.

RIBEIRO, R. R. R. P. C. Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 4, p. e49165-e49165, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49165

SOUZA JÚNIOR, O. S. DARIDO, S. C. Dispensas das aulas de Educação Física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação brasileira. Revista Pensar a Prática, v. 12, n. 2, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6436 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6436

SOUZA, A. R. B.; MARTINS FILHO, L. J.; MARTINS, R. E. M. W. Programa de Residência Pedagógica: conexões entre a formação docente e a Educação Básica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 137-150, 2020. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.410

TARDIN, H. P; ROMERO, L. R. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educação & Formação, v. 7, n. 1, p. 12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

2023-04-25

Como Citar

LIMA, G. A.; JUCÁ, L. G.; FERREIRA, R. da S.; CRISTO JÚNIOR, C. H. N. de; MOURA, D. L. Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510025, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10025. Acesso em: 23 nov. 2024.