Infâncias

uma abordagem envolvendo literatura, cinema e a vida real

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3578

Palavras-chave:

Infância, Literatura, Cinema, Memórias

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo comparar a concepção de infância entre Carlos, menino de engenho, obra literária de José Lins do Rego, Pacu, personagem do filme Abril Despedaçado e a infância de uma das pesquisadoras. É uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, de análise de infâncias tanto da literatura, do cinema e da vida real, discutido as diferentes formas de infância e como elas sofrem influência do contexto onde vivem. São perceptíveis as diferenças sociais e econômicas entre as três histórias, o privilégio de ser um menino de engenho, com as oportunidades diferentes na escolarização, a presença do trabalho infantil - fruto de subsistência e negação das políticas públicas. Assim como as semelhanças entre as formas de brincar, os conflitos familiares, a ausência da mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Monte Souza, Universidade Vale do Acaraú(Uva)

Graduanda no Curso de Pedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Bolsista de iniciação científica no Programa de Bolsa de Permanência Universitária – PBPU – UVA.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú - uva

Profa. Dra. Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. LTC-livros técnicos e científico editora S.A. Rio de Janeiro, RJ. 1981.

ASTIGARRAGA, Andrea Abreu. Memória na formação do educador infantil: as universitárias e suas lembranças da infância. In: VASCONCELOS, Maria de Fátima da Costa et.al. (Orgs.). Modos de brincar, lembrar e dizer: discursividade e subjetivação. Fortaleza, Edições UFC, 2007.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRANDT, Andressa Graziele. HOBOLD, Márcia de Souza. Práticas como componente curricular na disciplina de pesquisa e processos educativos do curso de Pedagogia: um diferencial na relação entre Pesquisa Teórica e Pratica. Educação & Formação, Fortaleza, v.4, n.11, p. 142-160, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319 Acesso em: 03 jul. 2020

CASTRO, Helga Cláudia. A criança em tribunal: interseção dos espaços da justiça e do exercício dos direitos de participação. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.13.p,41-58, jan./abr.2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1940.Acesso em: 03 jul. 2020

FILME: ABRIL DESPEDAÇADO. Diretor: Walter Salles. Produtor: Arthur Cohn. Salvador. Miramax, 2002. Blu-ray. 105 minutos.

FINCO, Daniela. FARIA, Ana Lucia Goulart. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In: Sociologia da Infância no Brasil. São Paulo. Autores associados, 2011.

FONSECA, Eril Medeiros da. BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. Contexto local como elo entre ciência da Natureza e Educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.7, p. 66-84, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172.Acesso em: 03 jul. 2020.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice Editora dos Tribunais, 1990.

MAIA, Janaina Nogueira. Concepção de Crianças, Infância e Educação dos Professores de Educação Infantil. Campo Grande, 2012.135p. Dissertação de (mestrado) Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/11459-janaina-nogueira-maia.pdf.Acesso em 08 de setembro de 2019

QUIXADÁ, Luciana Martins. LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. TAVARES, Ana Carolina Pontes. O Lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: Teoria e relato de pesquisa em uma escola publicam em Fortaleza- CE. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.7, p. 182-199, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178 Acesso em: 03 jul. 2020

REGO, José Lins do. Menino de Engenho. 104edição. José Olympio editor. Rio de janeiro, 2012.

SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Formação Permanente de Professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.13, p.151-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271Acesso em: 03 jul. 2020

Publicado

2020-08-13

Como Citar

SOUZA, R. M.; ASTIGARRAGA, A. A. Infâncias: uma abordagem envolvendo literatura, cinema e a vida real. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–10, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3578. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3578. Acesso em: 24 abr. 2024.