Educação emocional em Projetos de Inclusão Social: a expressão das emoções no karate

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15532

Palabras clave:

Educación emocional, Emociones, Inclusión social, Deportes

Resumen

A compreensão dos efeitos da prática de esportes em Projetos de Inclusão Social (PIS) sobre a expressão das emoções dos alunos pode fornecer subsídios ao professor para o planejamento e condução do processo de ensino. Assim, este estudo comparativo teve como objetivo identificar a expressão das emoções de 30 alunos de escolas públicas (Masc = 18; Fem = 12), na faixa etária de 11 a 15 anos (M idade = 12,9), iniciantes no karate em PIS. Os investigados responderam ao Games Emotion Scale II após uma aula de kata e uma aula de kumite. Conforme a análise estatística, as emoções positivas foram significativamente superiores às emoções negativas, tanto na prática do kata quanto no kumite. A emoção positiva no kata foi significativamente superior à mesma emoção na prática de kumite, enquanto a expressão das emoções negativas, raiva e tristeza, foi significativamente superior na prática de kumite do que na prática do kata.

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Biografía del autor/a

Jose Antonio Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador no Programa de Pós Graduação em Ensino em Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa Percepções do Cotidiano Escolar - PPGEB/UERJ. Professor de Didática Aplicada no IEFD / UERJ. Coordenador no curso de Licenciatura em Educação Física.

Matheus Ramos da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino na Educação Básica. Especialista em educação física escolar (UFF). Licenciado e Bacharelado em Educação Física (UERJ).Membro do Grupo de Pesquisa em Percepções do Cotidiano Escolar (GPPCE - UERJ).

Ana Rosa Jaqueira, Universidade de Coimbra

Doutora pela Universidade de Coimbra (2010), na área das Ciências da Actividade Física, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995). 

Paulo Coelho de Araújo, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências do Desporto. Professor Associado de Nomeação Definitiva da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Vice presidente da Ass. Européia de Jogos e Desportos Tradicionais.

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Publicado

2025-09-27

Cómo citar

VIANNA, J. A.; CRUZ, M. R. da; JAQUEIRA, A. R.; ARAÚJO, P. C. de. Educação emocional em Projetos de Inclusão Social: a expressão das emoções no karate. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15532, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15532. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15532. Acesso em: 5 dic. 2025.