Duolingo e o aprendizado de vocabulário em língua espanhola
análise de uma amostra de atividades
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.12813Palavras-chave:
tecnologias digitais da informação e comunicação, abordagens de ensino e aprendizagem de línguas estrangeira, língua espanhola, vocabulárioResumo
O presente artigo, originado de uma dissertação de mestrado, analisa criticamente as atividades de vocabulário em língua espanhola presentes no aplicativo Duolingo. Apesar da grande popularidade e alcance da ferramenta, ainda há insuficiência de estudos que examinem sua efetividade no ensino de vocabulário. Diante disso, a pesquisa baseia-se na análise de uma amostra de atividades de vocabulário disponíveis no aplicativo para o aprendizado de língua espanhola, considerando o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, a partir de autores como Leffa (2000; 2006; 2016; 2017), Kenski (2003; 2012; 2018), Paiva (2005, 2017) entre outros, e no ensino e na aprendizagem de vocabulário em línguas estrangeiras, com base teórica em Abadía (2000), Conceição (2014), Serrano (2017), Biderman (1996; 1998; 2001), Pérez (2006) etc. Como resultado, observou-se que as propostas de ensino de vocabulário oferecidas no aplicativo servem, no geral, como um complemento à aprendizagem, sendo necessário o uso de outros recursos para o desenvolvimento das diferentes habilidades na língua espanhola. Diante de tal observação, destaca-se a importância do professor acompanhando os processos de ensino e de aprendizagem de línguas, proporcionando o esclarecimento de dúvidas quando essas surgem, bem como o desenvolvimento das diferentes competências de maneira equivalente.
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